
Celebrações dos 500 Anos do Pranto encerram a 15 e 17 de setembro
Encerram nos dias 15 e 17 de setembro as Celebrações dos 500 Anos da Aparição de Nossa Senhora do Pranto.
O programa comemorativo, organizado pelo município do Nordeste e a Ouvidoria, é aberto à participação pública. Na sexta-feira, dia 15 de setembro, pelas 18h30, será celebrada uma Missa na Ermida do Pranto, seguida de uma palestra sobre a Senhora do Pranto e a Religiosidade Popular no Nordeste, tendo como orador o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia e ex-autarca, José Carlos Carreiro.
A celebrações do dia 15 de setembro encerrarão com um momento musical, no exterior da Ermida, por Raquel Dutra.
No domingo, 17 de setembro, realiza-se pelas 15h00 a Via-Sacra rumo à Ermida do Pranto, seguida de celebração de Missa no exterior, e da partilha de Sopas do Espírito Santo com a comunidade. Os grupos folclóricos do concelho, São José da Salga e Imaculada Conceição da Lomba da Fazenda, farão a animação desde momento de confraternização.
A Câmara Municipal do Nordeste e a Ouvidoria do Nordeste organizaram um programa comemorativo dos 500 anos da Aparição de Nossa Senhora do Pranto (1523-2023) com eventos mensais que decorreram entre abril e setembro do corrente ano.
As comemorações tiveram início no Domingo de Ramos, na Quaresma, com o programa religioso habitual da Ermida do Pranto, seguido de vários outros momentos religiosos e culturais, com lugar para uma mostra expositiva dos cinco séculos da aparição de Nossa Senhora do Pranto; debates; comemorações integradas nos 500 anos das Romarias Quaresmais em São Miguel; momentos musicais e homenagens a individualidades ligadas à Ermida do Pranto.