No dia 14 de setembro, o Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste, no desenvolvimento do Plano Desportivo e Recreativo não federado, deu continuidade ao projeto “Pelos Limites do Concelho do Nordeste”, com a concretização da etapa 4, entre a Salga e Santo António de Nordestinho.
O CDRCN e o município do Nordeste promovem esta atividade com o objetivo de incentivar a prática do pedestrianismo, associada ao contacto com a natureza, ao mesmo tempo que promove o conhecimento do meio ambiente nas suas dimensões geográfica, histórica, cultural e nas tradições populares do concelho.
O percurso explora as “fronteiras geográficas” do Nordeste o mais rigorosamente possível, privilegiando as veredas, atalhos, caminhos rurais e agrícolas ou mesmo zonas de pasto ou floresta e passagens por zonas urbanas.
O percurso desenvolve-se por 5 etapas, não contínuas, com extensões médias de 17 km, começando na Matriz do Concelho e no sentido dos ponteiros do relógio.
Este evento é realizado em parceria com António Rego, guia que propôs o projeto ao município do Nordeste.
A 4ª etapa teve a participação de 40 pessoas, num percurso de cerca de 18 km e a duração de cerca de 6 horas.
Esta etapa foi das etapas mais difíceis de todo o projeto, não só pela duração mas pelos km percorridos e altimetria, no entanto, os participantes conseguiram ultrapassar os desafios que foram surgindo ao longo do percurso. Foi também a etapa com maior número de pontos de referência turística, cultural, geográfica e histórica realizada.
Foram realizadas pausas e breves explicações e contextualização histórica sobre os principais pontos de interesse, entre estes, o Salto da Farinha, o Caminho Real e Ponte Real, Poço Azul e Ponte de Nosso Senhor, Cascata da Ribeira do Cachaço, Moinho das Relvas, Desembarque das Tropas liberais, Foz da Ribeira dos Caldeirões, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Lomba d’El Rei, Igreja Nossa Senhora da Anunciação, Igreja de Sant’Ana, Nicho de Nossa Senhora do Romeiro, Igreja Nossa Senhora do Amparo, Ribeira Despe-te-que-suas, Miradouro da Borda da Ladeira, Igreja de Santo António Nordestinho.
Todos os participantes registaram na sua caderneta, onde constam todas as etapas, as características técnicas (duração, altimetria, localização, e outra informação) de validação da participação nas diferentes etapas sendo o objetivo concluir todas as etapas.
Para a realização deste percurso contribuíram algumas juntas de freguesia, designadamente, a Junta da Freguesia da Salga, pela limpeza do Caminho do Concelho entre o Caminho da Banda do Moinho (Café Moagem) e o Caminho do Salto da Farinha; a Junta de Freguesia da Achadinha, pela visita ao Moinho das Relvas e transporte com a viatura da junta; a Junta de Freguesia de Santana, pela limpeza do Caminho do Concelho na Rua Direita (extra o caminho à volta da antiga oficina que se encontra limpo) e a Junta de Freguesia de Santo António de Nordestinho por disponibilizar a sala para a refeição no fim da caminhada e que foi organizada pelos próprios participantes. O município do Nordeste contribuiu com a cedência de transporte entre a freguesia de Santo António Nordestinho e a Salga.
Fonte: CDRCN