União do Nordeste lança livro na comemoração dos 50 anos do clube
União do Nordeste lança livro na comemoração dos 50 anos do clube
Publicado em 26 Novembro, 2024

O União Desportiva de Nordeste deu mais um contributo para a história do clube, e para a comemoração do seu 50º aniversário, com a publicação de um livro que dá a conhecer parte da vida do clube aos amantes do futebol e aos nordestenses em geral ao mesmo tempo que procura contribuir para que o União possa voltar a ser o que era.

O lançamento do livro “União de Nordeste 50 Anos” teve lugar no passado sábado, 23 de novembro, na Vila do Nordeste, estando a Câmara Municipal do Nordeste representada na apresentação pelo vice-presidente da autarquia, Marco Mourão.

Da autoria de António Raposo, fisiatra, natural da freguesia da Salga, desde sempre ligado ao Clube União Desportiva de Nordeste, e de Rita Sofia Frias, natural da freguesia da Algarvia, formada em Comunicação Social e Cultura, o livro lançado, editado pelo próprio União de Nordeste, com uma tiragem de 500 exemplares, é especialmente dedicado aos sócios fundadores, aos dirigentes, treinadores e jogadores que envergaram a camisola do clube, assim como, aos 20 presidentes da direção que contribuíram para que o União chegasse aos 50 anos, em especial ao “mestre” António Fernando Raposo, como  presidente que mais anos esteve no clube.

Nos sócios fundadores estão em destaque, como visionários da criação do clube no concelho para participar nas competições da Associação de Futebol de Ponta Delgada, o eng.º Albano Salvador, António Barata, Guilherme Inácio, António Resendes “Zeferino”, Norberto Vaz de Medeiros e José de Simas Moniz.  

O livro está dividido em vários capítulos, desde a data de criação aos dias de hoje, entre estes, alguns testemunhos de pessoas que localmente presenciaram a dinâmica do clube nestes anos, como é o caso do testemunho dado pelo reverendo pe. Agostinho Lima, assim como por antigos jogadores, como o próprio António Raposo, José Maria, Júlio Machado, Horácio Amaral, Miguel Simas, Luís Raposo, Manuel António Resendes, entre outros.

Os resultados dos jogos do Campeonato de São Miguel em várias épocas; a atividade atual do clube como escola de formação e a ambição de crescer, destacando jogadores que o União deu a outros clubes de São Miguel, como é o caso mais recente do Diogo Medeiros, jogador do Operário da Lagoa; a Associação de Veteranos do Nordeste, que se iniciou pelas Festas do Nordeste com jogos de confraternização e acabou por se constituir em 2007, entre muitos outros capítulos, documentados com vários registos fotográficos, podem ser encontrados na publicação.

Todos os presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores estão igualmente documentados, encontrando-se em destaque os jogadores com mais anos de casa, estando à cabeça, Paulo Jorge Botelho Frias; os melhores em seis décadas, escolhidos pelo autor, assim como o melhor 11 de sempre, também na opinião do autor, constituído por Bruno Medeiros, Paulo Bruno, Queiró, Alfredo Rocha, Manique, José Carreiro, Fábio Dutra, Sérgio Gonçalves, Paulo Carreiro, Diogo Medeiros e Daniel Oliveira.

Vários acontecimentos e imagens de 50 anos de atividade estão documentados na publicação, com registos ainda anteriores à criação do União Desportiva de Nordeste, com imensas fotografias, artigos de jornal e outros documentos.

O livro termina com a última participação da equipa de seniores do União do Nordeste nas provas da Associação de Futebol de Ponta Delgada de 2015-2016, e com as equipas atuais de sub 6 e sub 7 “nova semente do União”.

No prefácio do livro é feita referência ao contributo do resumo da história do União de Nordeste, feito por Norberto “Simão” Leite há cerca de 25 anos, tendo uma grande parte deste resumo sido aproveitada para a edição do livro.