António Miguel Soares no 12º Encontro de Nordestenses
António Miguel Soares no 12º Encontro de Nordestenses
Publicado em 10 Abril, 2018

António Miguel Soares desloca-se ao Canadá para 12º Encontro de Nordestenses

 
O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, vai participar no seu primeiro Encontro de Nordestenses da diáspora, no Canadá, a 14 de abril, em Mississauga, na província de Ontário.

Este convívio anual de Nordestenses do Canadá, que este ano comemora 12 anos, realiza-se habitualmente no Oasis Convention Centre, juntando centenas de naturais e de amigos do concelho do Nordeste num almoço de confraternização, que serve para revisitar amigos e manter a ligação à terra de origem. No encontro, são proporcionados vários momentos culturais e intervenções das entidades convidadas, como é o caso do presidente do município do Nordeste.

A presença do presidente da Câmara Municipal do Nordeste no Encontro de Nordestenses, tanto do Canadá como dos Estados Unidos, é uma tradição de largos anos, que tem a pretensão de manter a ligação da diáspora ao seu concelho de origem e se possível estendê-la também às gerações mais novas.

O autarca António Miguel Soares, embora ainda no seu primeiro ano de mandato, considerou ser importante dar continuidade a este envolvimento com a emigração, razão pela qual estará presente não só no grande convívio do dia 14 de abril como em algumas estações de rádio e de televisão com forte ligação à comunidade portuguesa no Canadá.

A acompanhar a presidência e a representar as freguesias, como é tradição nestes convívios, estarão os autarcas da Vila do Nordeste e da Achadinha, Luís Lima e António José Medeiros, respetivamente.

O Encontro de Nordestenses do Canadá, na província de Ontário, junta normalmente entre 500 a 600 pessoas, sendo uma parte das receitas do evento revertida para apoio social no concelho do Nordeste.

O convívio nordestense do Ontário é organizado por uma comissão local, presidida por Otília Prazeres, natural da freguesia da Algarvia, por Frank Borges e Norberto Medeiros, da Lomba da Fazenda, Natalie Torrado, de São Pedro de Nordestinho, e Fátima Bento, vice-presidente da comissão organizadora, natural da freguesia da Achadinha.