Câmara lamenta falecimento da Dra. Adelaide Freitas
Câmara lamenta falecimento da Dra. Adelaide Freitas
Publicado em 7 Junho, 2018

Câmara do Nordeste lamenta falecimento da Dra. Adelaide Freitas

 

A Câmara Municipal do Nordeste lamenta profundamente o falecimento da Dra. Adelaide Freitas, falecida a 6 de Junho do corrente, por motivo de doença prolongada, com apenas 69 anos de idade (1949-2018).

Natural deste concelho, da freguesia da Achadinha, o funeral da Dra. Adelaide Freitas realiza-se nesta freguesia pelas 15h30 de hoje, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, encontrando-se o corpo em câmara ardente na capela funerária da freguesia.

A Dra. Adelaide Freitas (entre nós mais conhecida por Adelaide Baptista) foi condecorada recentemente com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, atribuída pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores, na cerimónia do Dia da Região, a 21 de maio do corrente, na ilha do Pico.

A condecorada, Maria Adelaide Correia Monteiro de Freitas, foi vereadora (pelo PSD) da Câmara Municipal do Nordeste entre 1994 e 1997, tendo repetido o mandato de 1998 a 2001 mas com suspensão do mesmo em 1999.

Condecorada pela Região por Mérito Profissional, concretamente como Professora da Universidade dos Açores, a condecorada é também reconhecida nos Açores e fora deste como escritora, tendo alguns dos seus livros sido apresentados e acarinhados pela sua terra natal, o concelho do Nordeste, concretamente a freguesia da Achadinha de onde é natural.

No ano de 2009, na comemoração do 495º aniversário do concelho do Nordeste, a Dra. Adelaide Freitas foi distinguida pelo município do Nordeste com a Medalha de Mérito Municipal.

Por motivo de doença prolongada, Adelaide Freitas encontrava-se nos últimos anos afastada da atividade profissional e literária.

A Câmara Municipal do Nordeste endereça ao marido e familiares da Dra. Adelaide Freitas sentidas condolências.