Maratona de Futsal com 120 participantes e 14 horas de competição
Maratona de Futsal com 120 participantes e 14 horas de competição
Publicado em 18 Setembro, 2018

O Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste (CDRCN), em parceria com o município do Nordeste, promoveu, a 15 e 16 de setembro, a Maratona de Futsal – 5×5 Nordeste 2018, no Pavilhão Desportivo da Achada. A maratona arrancou pelas 19 horas do dia 15 e terminou no dia seguinte pelas 9h00, com nove equipas masculinas, 3 femininas e mais de 120 participantes, incluindo equipas oriundas de outros concelhos, nomeadamente, a equipa do Cabouco, da Lagoa, e da Ribeira Grande a equipa da Ribeira Funda.

A organização teve a agradável surpresa de pela primeira vez se verificarem inscrições de equipas femininas, a demonstrar que no Nordeste o desporto, e neste caso o futebol, é para todos (as).

O evento atraiu ao recinto a comunidade local, que muito animou alguns dos jogos que se desenrolaram na parte inicial da noite.
Os jogos formam disputados todos contra todos, numa distribuição por grupos, sendo que na competição masculina estavam distribuídas pelos dois grupos e na feminina apenas num grupo.

Na fase final, os primeiros dois classificados de cada grupo foram apurados, disputando entre si os primeiros 4 classificados.
A exigência da competição foi elevada, sendo que cada equipa disputou cerca de 5 jogos durante aproximadamente 14 horas de prova.
Os vencedores foram mais uma vez todos os participantes, que com muito esforço, motivação e com um enorme espírito de equipa foram competindo entre si para alcançar a melhor classificação possível.

Na classificação final feminina, foi obtido o seguinte resultado: 1.º classificado: 9 Cabeças e 18 Pés; 2.º classificado: Santana; 3.º classificado: NDS Pedreira.

Foram ainda premiados as atletas Matilde Borges (7 golos marcados) e Petra Medeiros (2 golos sofridos) da equipa 9 Cabeças e 18 pés como a Melhor Marcadora e a Melhor Guarda-redes.

Na competição masculina, o vencedor da maratona foi a Equipa do FC Cabouco, ficando em 2.º classificado a equipa dos Amigos da Bola, em 3ª lugar os Compatriotas e como 4.º classificado a equipa dos Red Bulls.

Foram ainda premiados na competição masculina o atleta Tiago Pereira da equipa dos Compatriotas como Melhor Marcador (9 golos marcados); o atleta Miguel Medeiros da equipa do FC Cabouco como o Melhor Guarda-redes (4 golos sofridos).

A equipa vencedora do prémio Espirito Desportivo foi a equipa dos Compatriotas.

O evento foi realizado em parceria com o Achada Futebol Clube que dinamizou um espaço de venda de comes e bebes.
Colaboraram com a iniciativa a Direção Regional de Desporto – Serviços de Desporto de S. Miguel, através da cedência do pavilhão e do material utilizado para o evento.

 

(Texto: CDRCN)