António Miguel Soares pede mais obra do Governo
António Miguel Soares pede mais obra do Governo
Publicado em 16 Novembro, 2018

No âmbito da audiência do presidente do Governo Regional na Associação de Municípios de São Miguel (AMISM), na passada 4ª feira, o presidente da Câmara do Nordeste aproveitou a ocasião para colocar ao Governo algumas preocupações que gostava de ver resolvidas no concelho do Nordeste.

António Miguel Soares pediu a requalificação da Foz da Ribeira do Guilherme, que é aguardada há vários anos, para que o Nordeste também tenha uma boa oferta balnear.

O presidente da Câmara do Nordeste lembrou a necessidade de execução de uma via alternativa à Estrada Regional entre a freguesia da Lomba da Fazenda e a Vila do Nordeste, tendo em conta o frequente deslizamento de vertentes a que está sujeita esta estrada em alturas de maior pluviosidade, pondo em perigo os peões e viaturas e o próprio trabalho da Proteção Civil uma vez que estão localizados na sede do concelho a maior parte dos serviços, incluindo a escola e o centro de saúde.

A escassez de habitação, que já afeta todas as freguesias, foi outro assunto levado pelo presidente da Câmara do Nordeste. António Miguel Soares solicitou ao Governo mais investimento no concelho nas modalidades de habitação social, incluindo de recuperação de habitação degradada, e a custos controlados. A escassez de habitação que começa a ser evidente está muito associada ao crescimento do alojamento local para o turismo, o qual tem os seus benefícios para o concelho mas que também leva à redução de habitação para casais jovens que querem adquirir casa e residir no Nordeste.

António Miguel Soares falou da necessidade de requalificação de toda a Estrada Regional que atravessa o concelho, que ficou um pouco abandonada com o surgimento da Scut, com a finalidade de servir melhor os locais mas também o turismo que visita o Nordeste, até porque o município pretende valorizar a oferta turística de todas as freguesias através do embelezamento e cuidado dos miradouros e do património edificado e natural.
A beneficiação e ampliação dos portos de pesca da Vila do Nordeste e da Achada/Santana foi outro pedido feito ao Governo, tendo em conta que o Nordeste continua a ser o único concelho da ilha que ainda não viu melhoradas as condições dos seus portos, sobretudo o da Vila do Nordeste.

 
Presidente do Governo visita o Nordeste

Na sequência da visita que o presidente do Governo Regional fez nesta quinta-feira ao Nordeste, António Miguel Soares manifestou ao Executivo Regional satisfação com a deslocação ao concelho, tendo inclusive demonstrado regozijo pelo andamento atual das obras da Grota da Cancela, na localidade da Pedreira, na sequência da grande intempérie de 2015, o que vem reduzir a preocupação dos locais com proximidade do inverno.
O presidente da Câmara do Nordeste congratulou-se também com a beneficiação que foi levada a efeito na Estrada Regional que liga o Nordeste à Povoação.

António Miguel Soares recebeu, no âmbito da visita do presidente do Governo, a secretária regional da Solidariedade Social para uma sessão de assinatura de 8 Contratos de Apoio à Recuperação de Habitação Degradada no concelho do Nordeste.
O autarca manifestou a satisfação do executivo municipal com o apoio prestado pelo Governo Regional a estas 8 famílias do concelho para obras de melhoria das respetivas habitações, mas também lançou o desafio para que seja aumentada a contribuição financeira despendida, sendo em muitos casos o município a complementar o apoio, através do regulamento municipal de Apoio à Habitação, e com menos meios financeiros para o efeito.

Os 8 Contratos de Apoio à Recuperação de Habitação Degradada foram assinados no edifício dos Paços do Concelho pela secretária regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, que agradeceu a colaboração que a Câmara do Nordeste tem prestado na parte logística do programa ao disponibilizar os seus serviços para esclarecimento dos munícipes e auxilio na preparação das candidaturas.

Na deslocação ao Nordeste, o Governo procedeu igualmente à assinatura do Protocolo de Mobilidade Elétrica com os seis municípios de São Miguel, com o propósito da criação de postos de abastecimento de carros elétricos em todos os concelhos.