Tarantini é o padrinho do Priolo Cup 2019
Tarantini é o padrinho do Priolo Cup 2019
Publicado em 19 Fevereiro, 2019

A 5ª edição do Torneio de Futebol Infantil de Sub-11 Priolo Cup decorre a bom ritmo. O torneio realiza-se entre 20 e 23 de junho no Complexo Desportivo do Nordeste, organizado pelo Centro Desportivo e Recreativo com a parceria da Câmara Municipal do Nordeste.

A comissão de honra do Priolo Cup 2019 já se encontra fechada, assim como o jogador que apadrinha esta edição. O presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, aceitou novamente o convite para integrar a comissão de honra, ao qual se junta o director regional do Desporto, António Gomes, o presidente do conselho executivo da EBS de Nordeste, prof. Nuno Amaral, e o fisiatra António Raposo.

Ricardo José Vaz Alves Monteiro, mais conhecido por TARANTINI, jogador de futebol profissional e capitão do Rio Ave F.C., é o padrinho do torneio de futebol infantil Priolo Cup Nordeste 2019.

TARANTINI, jogador de futebol profissional e capitão do Rio Ave F.C., nasceu em Baião, em 1983, no distrito do Porto.

Em 2006 finalizou a licenciatura em Ciências do Desporto e em Educação Física pela Universidade da Beira Interior. Durante um ano lecionou numa escola do Ensino Básico e em 2014 concluiu o mestrado em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior.

Atualmente, continua a jogar futebol profissional no Rio Ave Futebol Clube, na 1ª Liga de Futebol Profissional em Portugal.

Desde sempre teve a preocupação de desenvolver uma carreira que conciliasse a prática do futebol com outros interesses desta modalidade. Em setembro de 2016 criou o projeto (a minha causa) com o objetivo de despertar consciências, alertar e alterar mentalidades, principalmente dos jovens futebolistas. Para o jogador, a prática do futebol é completamente compatível com uma carreira académica ou outra atividade empresarial.

Durante este período, manteve-se ligado à investigação na análise de desempenho nos desportos coletivos, e colabora frequentemente com a equipa de investigação (CreativeLab, CIDESD_UBI) na recolha e tratamento de dados para projetos de análise de jogo no futebol.

Em 2016 finalizou o Curso de Treinadores UEFA B na Associação de Futebol do Porto. Mantém a preocupação de estar ligado à academia, procurando integrar trabalhos científicos.

Em 2017 iniciou o doutoramento na área das transições de carreira no futebol e em novembro desse mesmo ano lançou o seu primeiro livro intitulado “a minha causa”. Frequentemente é convidado para realizar palestras pelo país, convidado por empresas, clubes, universidades, municípios, escolas e associações. Desde o início deste projeto conta com mais de 70 palestras realizadas e 10 mil participantes.

CLUBES

RIO AVE – a partir da época de 2008/2009
PORTIMONENSE SPORTING CLUBE – 2007/2008
GONDOMAR SPORT CLUBE – 2006/2007
SPORTING CLUBE DA COVILHA – 2001/2002 até 2005/2006