Salga

A freguesia da Salga é dos povoados mais jovens do concelho de Nordeste,  mas desde cedo evidenciou grande dinâmica das suas gentes.

O setor da panificação e da pastelaria é um dos expoentes da freguesia, saindo daqui pão e doçaria para toda a ilha, nomeadamente o pão rústico, popularmente conhecido por pão caseiro.

A Loja de Artesanato Folha de Milho é referência na freguesia e no concelho. Daqui saem as cobiçadas bonecas de folha de milho, as flores em escama de peixe, em casca de alho e cebola, pasta de alho, pasta de castanha e papiro.Habilidosos tapetes de junco, chapéus em ráfia natural e presépios em cabaças são outros produtos artesanais que podemos encontrar na loja.

As igrejas constituem o património arquitetónico mais relevante das freguesias do concelho do Nordeste, ligado à grande religiosidade deste povo. A Igreja de São José, na freguesia da Salga, é a mais nova do concelho, construída no início do século XX (1903), mas as suas origens remontam a um pouco antes de 1746, tendo sido ali edificada uma ermida dedicada a São José.

Salto do Cavalo e Salto da Farinha

Nas vistas imponentes que o Nordeste oferece sobre a costa e a serra, a freguesia da Salga não é exceção. Os miradouros do Salto do Cavalo (entrada pelo lado sul da ilha) e do Salto da Farinha são pontos de visita obrigatória.

Junta de Freguesia

Presidente: Luis Miguel da Costa Barbosa

Rua Direita, 7

9630 – 282 Salga

Tel.: / Fax: 296 462 301

E-mail: juntafreguesiasalga@gmail.com