Vila de Nordeste

Na sede do concelho está situado o património arquitetónico de maior valor. A ponte centenária dos Sete Arcos, a Igreja Matriz de São Jorge, o Farol do Arnel- o primeiro a ser construído nos Açores- e um conjunto de imóveis com função de moradia no pequeno centro histórico e na Rua António Alves de Oliveira integram o conjunto do património de valor da Vila do Nordeste.

Farol mais antigo dos Açores

O Farol do Nordeste está situado na zona piscatória da Vila, lugar da Nazaré, uma das zonas mais pitorescas da sede do concelho. Situado na ponta do Arnel, o Farol do Arnel tem 15 metros de altura e um alcance de vinte e cinco milhas. São facultadas visitas guiadas que permitem conhecer o seu funcionamento e no espaço encontra-se em exibição uma exposição permanente sobre os faróis dos Açores.

Aberto à 4ª feira 

Os faróis dos Açores estão abertos à quarta-feira, das 14h00 às 19h00, no horário de verão, e das  13h30 às 16h30 durante o inverno, de forma gratuita, numa iniciativa destinada a dar a conhecer a missão dos faróis e as funções dos faroleiros.

Igreja Matriz de São Jorge

A Igreja Matriz de São Jorge, situada junto à Câmara Municipal do Nordeste, é o mais importante e belo templo do concelho.

A Matriz foi construída no século XV e sofreu várias obras de restauro, quer por necessidade de ampliações quer por catástrofes naturais como foi o caso do sismo de 1522. A sua última modificação ocorreu no ano de 1976. Encontramos neste templo imagens do extinto Convento Franciscano e uma imagem quinhentista do orago.

Ermidas da Nazaré e do Rosário

Na Vila do Nordeste encontramos outros dois templos, as ermidas do Rosário, no caminho para a zona balnear da Foz da Ribeira, e a a Ermida da Nazaré, no fim da Vila.

Consulte o nosso Roteiro Turístico e Cultural da Vila do Nordeste.

Junta de Freguesia

Presidente: Luís Manuel Raposo Lima

Estrada Regional 9630 – 161 Nordeste

E-mail: