Pico do Bartolomeu

Pedreira

Na localidade da Pedreira, o Miradouro do Pico do Bartolomeu situa-se numa estrada sem saída (mas com bom acesso, embora um pouco estreito) que sobe do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro até as antenas de telecomunicações, onde se encontra o miradouro. O Pico de Bartolomeu oferece uma vista grandiosa sobre a costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho de Nordeste como da Povoação.

Outra particularidade deste miradouro passa pela presença, à volta do mesmo, de vegetação nativa de altitude (a Laurissilva dos Açores). Apesar do problema da invasão de espécies exóticas, nomeadamente da Cletra, que a área apresenta, ainda pode ser observado um importante número de espécies endémicas pertencentes à Floresta Laurissilva, floresta húmida de altitude dos Açores.

Este miradouro encontra-se já dentro da área da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme coincidente com a área de distribuição do Priolo, ave endémica de São Miguel e que se encontra restrita a esta área montanhosa a leste da ilha. A ave pode ser observada neste miradouro, especialmente nos meses de Verão.