Áreas Protegidas

No concelho de Nordeste podemos encontrar várias Áreas Protegidas classificadas no Parque Natural de Ilha de São Miguel:
: Reserva Natural do Pico da Vara.

: Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais

 

Estas áreas naturais apresentam a última grande mancha de floresta laurissilva existente na ilha de S. Miguel, podendo aqui ser encontradas várias espécies e subespécies endémicas, das quais se destacam o Cedro-do-mato, o Pau-Branco, o Sanguinho, o Folhado, a Uva-da-serra, a Ginja-do-mato e a Urze. É nestas áreas que encontramos o Priolo (Pyrrhula murina), ave endémica existente apenas nesta região da ilha de São Miguel.

 

Priolo (Pyrrhula murina) Existente apenas nesta zona de São Miguel, esta ave encontra-se associada à floresta Laurissilva de altitude do maciço montanhoso da Serra da Tronqueira. Nesta area decorreram diversos projectos de conservação do Priolo e do seu habitat.

 

Desde 2003 até 2008, o Projecto LIFE Priolo (http://life-priolo.spea.pt) realizou diversas ações de erradicação de plantas invasoras e restauração da floresta Laurissilva, que contribuiram para um considerável incremento da população desta ave, que passou dos 400 aos 1000 -1600 indivíduos. Este incremento populacional, permitiu também a alteração do estatuto da espécie de CRITICAMENTE AMEAÇADO à EM PERIGO. Em torno deste projecto foi criado o Centro Ambiental do Priolo, com o objectivo de informar os visitantes sobre esta ave e as ameaças que enfrenta (www.centropriolo.com). Seguiu-se o Projecto LIFE Laurissilva Sustentável (http://life-laurissilva.spea.pt) que pretendeu dar continuidade às acções de conservação da Laurissilva e estendê-las para outros habitats prioritários, tais como o Mato Macaronésico e as Turfeiras do planalto dos Graminhais, encontrando-se neste momento a decorrer um terceiro projeto, o LIFE Terras do Priolo.

 

: Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Ponta do Arnel Trata-se da área de falésias costeiras da Ponta do Arnel. Esta área apresenta importante remanentes da vegetação costeira nativa dos Açores, apresentando espécies como a Urze, Faia-da-Terra e Pau-Branco.

: Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Este.