Pico da Vara

PR7/SMI
Categoria – Circular
Dificuldade – Difícil
Extensão – 7 km
Tempo Médio – 3h
 
Autorização prévia
Como o Pico da Vara está inserido na Reserva Florestal Natural, a realização do percurso requer uma autorização prévia da Secretaria Regional dos Recursos Florestais. Preencha o formulário de autorização aqui.
 
Descrição
Este trilho começa na Algarvia e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Este trilho era utilizado pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio de gado.
O percurso inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Em dias de muita humidade é aconselhável seguir à direita junto às criptomérias pois o piso pode tornar-se muito escorregadio na zona central do caminho.
Depois de cerca de 1 km sempre a subir, a mata de criptomérias termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto: Graminhais.
Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião Francês em 1949.
A partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Já perto do seu destino encontrará um primeiro desvio à esquerda que indica Santo António, mas não siga por esse caminho pois ele não apresenta condições de segurança.
Visite primeiro o Pico da Vara, onde se encontra um marco geodésico, e depois inicie então a sua descida.
 
Priolo (Phyrrula murina)

Este percurso passa numa Zona de protecção especial onde se pode, com alguma sorte, observar o priolo, Phyrrula murina, (ave em risco de extinção).
É responsabilidade de todos (as) nós contribuir para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.
 
Fonte trails.visitazores.com
Folheto Pico da Vara