Caldeirões

Homologação: Não
Início: Parque da Ribeira dos Caldeirões
Fim: Parque da Ribeira dos Caldeirões
Piso: Asfalto, caminho de pé-posto, cimento e cascalho
Grau de dificuldade: Médio
Altitude: Entre 170m e 10m
Extensão (Km): Aprox. 5 Km
Tempo médio de duração: 2 Horas
Aviso: Deve levar calçado impermeável
Âmbito: Ecológico-cultural / Património

Resumo do Percurso:Parque da Ribeira dos Caldeirões » (ver as cascatas a montante do parque) » Descida pela margem da Ribeira dos Caldeirões » (ver ponte centenária sobre a ribeira) » passar por baixo do viaduto da SCUT » Zona balnear do Lenho da Achada/Achadinha » Miradouro da Quinta » Rua das Quintas » Rua da Igreja » Igreja de Nossa Senhora da Anunciação » Rua do Vigário » (ver a antiga escola primária na Travessa da Escola) » Largo Dr. Adolfo Martins Ferreira » Rua das Pedras » passar por baixo da SCUT » Ribeira dos Caldeirões » Parque da Ribeira dos Caldeirões.

PercursoO percurso inicia-se no Parque da Ribeira dos Caldeirões, onde poderá deslocar-se para montante da linha de água e avistar duas bonitas quedas de água e a levada que conduz a água para os moinhos do parque, alguns dos quais estão classificados como Imóveis de Interesse Municipal.Desce para jusante, ao longo da linha de água, podendo fazer um pequeno desvio para observar uma ponte centenária construída em pedra do lado poente do caminho. Continua a descer ao longo da margem da Ribeira dos Caldeirões, passa por baixo do viaduto da SCUT e segue pelo trilho até atravessar a linha de água, observando as ruínas de moinhos de água que encontra pelo caminho.

O percurso segue na direção do mar até encontrar a zona balnear do Lenho da Achada/Achadinha, local de extrema beleza. Daqui, vai subir a encosta por um estreito atalho que conduz ao Miradouro da Quinta, seguindo depois pela Rua das Quintas até encontrar a Rua da Igreja, onde irá voltar para a esquerda e caminhar para nascente até ao Núcleo Museológico da Achada. De seguida, visite a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (datada de 1788) e aprecie a vista panorâmica que pode observar do Miradouro do Adro da Igreja.

Suba a Rua do Vigário, fazendo um pequeno desvio na Travessa da Escola para ver a antiga Escola Primária da Achada, pertencente ao Plano dos Centenários. Continuando a subir a Rua do Vigário, poderá observar exemplares notáveis de casas de construção tradicional até chegar ao Largo Dr. Adolfo Martins Ferreira. Aqui, encontra uma bonita casa urbana característica do período de transição entre os séculos XIX e XX bem como uma antiga escola primária erigida nos anos 30 do século XX.

Segue pela Rua das Pedras, passando pelos antigos lavadouros públicos, passa por baixo da SCUT e volta a subir pelas margens da Ribeira dos Caldeirões, para montante, até regressar ao Parque da Ribeira dos Caldeirões.