Parque de lazer para a Achadinha
Parque de lazer para a Achadinha
Publicado em 8 Março, 2017

Câmara apresenta parque de lazer para a freguesia da Achadinha
 
A Câmara do Nordeste apresentou à população da Achadinha o projeto de arquitetura do Parque dos Liberais, a edificar num local privilegiado da freguesia pela vista que proporciona sobre a costa norte e por estar muito próximo do centro da localidade.

O projeto apresentado pela câmara municipal, com a função de local de repouso e de merenda, pretende dar uma imagem mais digna, aprazível e funcional a um espaço central da freguesia, também com a finalidade de proteger e de requalificar a zona costeira e de criar um espaço multifuncional ao serviço da comunidade da Achadinha e daqueles que visitam a freguesia.

A obra a executar, orçamentada em mais de 120 mil euros, é composta por uma entrada coberta, seguida de uma zona para churrasco e permanência, com áreas cobertas, e de um espaço destinado à montagem de estruturas não permanentes de apoio a eventos da freguesia. O projeto contempla ainda a passagem para um mirante, de contemplação da costa norte, igualmente com zonas de permanência.

A intervenção proposta pela câmara municipal pretende ser o menos intrusiva possível, de modo a respeitar a paisagem natural da zona e o seu aproveitamento futuro para diferentes funções.

No projeto, é destacado o uso de vegetação, em sebe e em quarteirão, com preferência por plantas originárias dos Açores, adequadas às condições do local, ou de plantas que sejam correntes na região. Num dos quarteirões, serão recriados pomares locais, nomeadamente de citrinos, anoneiras e outros frutos, assim como outro quarteirão destinado a espécies aromáticas.

“Este é um projeto que aposta no turismo e na população local, associado ao bem-estar e à preservação do património histórico da zona. A Achadinha precisava, há alguns anos, de um espaço destes para desfrute dos locais e dos visitantes, sendo, por isso, uma mais-valia também para o desenvolvimento turístico que pretendemos para a freguesia e para o Nordeste”, disse o presidente da câmara, Carlos Mendonça, na apresentação do projeto.
 
 

Planta (2)_Achadinha