Casa João de Melo – Apresentação

Logótipo Casa João de Melo

Visão

Um local de cultura e para a cultura, onde a literatura, a história e as tradições se conjugam num polo agregador de diversas atividades de interesse cultural, literário, artístico e patrimonial do concelho de Nordeste.

 

Missão

Contribuir para o conhecimento da vida e da obra do escritor João de Melo e para a divulgação das memórias históricas, etnográficas e patrimoniais do concelho de Nordeste e da freguesia da Achadinha.

 

O escritor João de Melo

Escritor João de Melo

João de Melo, natural da freguesia da Achadinha, publicou o primeiro conto aos 18 anos. O primeiro romance que escreveu, em 1977, teve por base a experiência na guerra colonial em Angola, tema que deixou feridas abertas na sua geração e que o escritor acaba por revisitar em outras obras.

As memórias de família e as vivências numa das mais remotas aldeias da ilha micaelense são descritas em diversas obras, por vezes de forma perturbante, não deixando os leitores indiferentes.

Recebeu diversas distinções honoríficas pelo trabalho que desenvolveu ao longo de uma carreira com mais de 40 anos, com destaque para os galardoados romances que têm como cenário o “lugar do Rosário” da sua infância – a Achadinha –, tais como «Gente Feliz Com Lágrimas» e «O Meu Mundo Não É Deste Reino». Mais recentemente, na obra premiada «Livro de Vozes e Sobras», aborda de forma insólita uma “trindade” temática que conjuga a revolução, a descolonização e as intenções separatistas da FLA nos Açores.

 

A Casa João de Melo

“A construção da casa é um dos episódios mais luminosos da infância. Não me recordo dos caboucos, nem de como cresceram e a que ritmo e por mão de quem foram erguidas as paredes. (…) Não sei como foi guarnecida, tanto por dentro como por fora. Há aliás uma parte de sonho e outra duma aguda lucidez no conjunto dessas visões da casa.” João de Melo

Casa João de Melo - Apresentação

Instalada na casa onde morou, na infância, o ilustre e premiado escritor nordestense que lhe deu o nome, a «Casa João de Melo» é uma valência cultural dinamizada pela Câmara Municipal de Nordeste que, atualmente, constitui um polo agregador de diversas atividades de interesse cultural, literário, artístico e patrimonial do concelho de Nordeste. Reabriu ao público a 29/08/2021 com um novo projeto cultural que visa dar a conhecer a vida e a obra do escritor João de Melo e contribuir para a divulgação das memórias históricas, etnográficas e patrimoniais do concelho de Nordeste e da freguesia da Achadinha.