Museu do Nordeste – Atividades e Visitas

Atividades passadas

 

02/05/2015 – Neste dia foi realizada uma visita guiada à Vila de Nordeste pela ocasião do lançamento do Roteiro Cultural e Turístico da Vila de Nordeste, com passagem pelo Museu do Nordeste. Durante toda a manhã este grupo percorreu as ruas da vila e teve contacto direto com o património edificado e arquitetónico que caracteriza esta localidade, percebendo como foi feita a ocupação do território desde os tempos do povoamento até à atualidade. A passagem pelo Museu do Nordeste trouxe uma clara perceção sobre as vivências tradicionais da população local e das dificuldades que o povo Nordestense teve que enfrentar ao longo dos 500 anos de permanência nesta que foi considerada a “Décima Ilha” dos Açores.

Museu do Nordeste - Evento - 2015-05-02

Museu do Nordeste - Evento - 2015-05-05

Museu do Nordeste - Evento - 2015-05-05

 

03/06/2016 – Neste dia, um grupo de alunos da Escola Secundária Alves Martins (Viseu) deslocou-se ao Nordeste para realizar um peddy-paper que os levou a descobrir algumas curiosidades históricas sobre o concelho de Nordeste. Ao longo de todo o dia os alunos foram descobrindo pistas escondidas desde a Ponta do Arnel até à Ermida de Nossa Senhora do Pranto, num jogo de equipa que os desafiou a orientar-se num território para eles desconhecido, a desvendar datas históricas e a descobrir monumentos.

O grupo passou pelo Museu do Nordeste, onde puderam observar as memórias culturais do povo Nordestense e puderam estabelecer paralelismos com as tradições das suas terras de origem.

Museu do Nordeste - Evento - 2016-06-03

Museu do Nordeste - Evento - 2016-06-03

Museu do Nordeste - Evento - 2016-06-03

 

17/03/2018 – Neste dia, um grupo de representantes da delegação dos Açores da Associação de Solidariedade Social dos Professores fez uma visita guiada ao concelho de Nordeste, com passagem na Ermida de Nossa Senhora do Pranto, na Igreja Matriz de São Jorge e no Museu do Nordeste.

Atendendo à idade dos visitantes, esta experiência resultou numa interessante partilha de vivências e de memórias associadas à utilização de diversos objetos expostos no museu.

2018 03 17 Visita Associacao Profs 17marcao 2018 11

2018 03 17 Visita Associacao Profs 17marco2018 10

 

18/04/2018 – Nas comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, sob o tema “Património de Geração em Geração”, a Câmara Municipal de Nordeste promoveu uma visita guiada ao Museu do Nordeste, com os alunos do 4º ano de todas as escolas do ensino básico deste concelho. As visitas foram acompanhadas por quatro Nordestenses de outras gerações que cativaram a atenção destes alunos com as histórias que contaram dos tempos em que usavam os objetos que se encontram expostos no museu.

Museu do Nordeste - Evento - 2018-04-18

Museu do Nordeste - Evento - 2018-04-18

Museu do Nordeste - Evento - 2018-04-18

 

14/05/2019 – O Museu do Nordeste recebeu a visita de um grupo de representantes da Rede de Bibliotecas de Vagos, promovida no âmbito de uma atividade formativa às bibliotecas de São Miguel e através de uma parceria entre a Rede Regional de Bibliotecas Escolares e o Município de Nordeste.

A atividade iniciou-se com uma visita guiada à Vila de Nordeste que passou pelos principais pontos históricos, culturais e naturais da sede de concelho, com a duração de 3 horas. Deste passeio destacamos a passagem pelos seguintes locais: Praça da República, Igreja Matriz de São Jorge, Museu do Nordeste, “Treato” do Topo, Ponte dos Sete Arcos, Escola Central e Farol do Arnel.

Durante a tarde foram visitadas a biblioteca da Escola Básica e Secundária de Nordeste e a biblioteca municipal (localizada na Lomba da Cruz), proporcionando a troca de experiências entre os técnicos locais e os visitantes, e dando a conhecer a oferta cultural direcionada aos alunos do Nordeste e as atividades que têm disso promovidas para incentivar os mais jovens pelo gosto pela leitura. A passagem pela Casa de Trabalho mostrou as técnicas tradicionais que ainda se mantêm vivas no centro de artesanato, com especial destaque para os bordados e para o processo artesanal de tecelagem.

A comitiva passou pela Ermida de Nossa Senhora do Pranto e pelo Pocinho da Senhora do Pranto, onde foram explicadas as lendas que levaram à construção do templo e as vicissitudes pelas quais o povo Nordestense passou ao longo dos séculos e que transformaram aquele local num importante ponto de referência para peregrinos e Romeiros. O passeio terminou num momento contemplativo da paisagem do Miradouro da Boca da Ribeira e da natureza envolvente.

Museu do Nordeste - Evento - 2019-05-14

Museu do Nordeste - Evento - 2019-05-14

Museu do Nordeste - Evento - 2019-05-14