Biblioteca em Movimento
Livros à Solta
Periodicamente, a Biblioteca Municipal monta uma bancada ao ar livre, na proximidades de espaços públicos, na qual o visitante pode selecionar e requisitar os livros que se encontram em exposição.
A iniciativa toma a designação de “Livros à Solta” e tem como objetivo aumentar o número de visitantes na Biblioteca Municipal.
Feira do Livro do Nordeste
A Feira do Livro do Nordeste é realizada anualmente pela Biblioteca Municipal, durante o mês de dezembro, com a colaboração das principais livrarias de Ponta Delgada.
As escolas do concelho têm uma participação especial na Feira do livro.
Livros vão à escola
No âmbito da divulgação e da promoção da leitura e com o objetivo de desenvolver competências de pesquisa e de utilização da biblioteca, estimular a curiosidade e o gosto pelo saber, a Biblioteca Municipal do Nordeste e a Escola Básica e Secundária do Nordeste criaram a Hora do Conto, que decorre durante todo o ano letivo.
Plano Regional de Leitura
Em conjunto, biblioteca e EBS, levam também a todas as escolas do 1º ciclo as obras obrigatórias do Plano Regional de Leitura, assim como do Plano Nacional de Leitura, sendo esta sessões constituídas por uma leitura, uma representação teatral, elaboração de ilustrações e diálogos com os alunos à volta do livro do dia.
Exposições
A Biblioteca Municipal tem organizado algumas exposições com os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da Hora do Conto e dos Planos Regional e Nacional de Leitura, já o tendo feito na Feira do Livro do Nordeste e no Dia Mundial do Livro.
Visitas de estudo à biblioteca
São promovidas ainda visitas de estudo, tendo por objetivo uma seleção de livros da Biblioteca Municipal que ofereçam aos alunos uma grande diversidade de autores, de temas, estilos e ilustrações, tendo em consideração os livros que constam do documento Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, dos Planos Regional e Nacional de Leitura.
Requisição de livros na câmara municipal
Atendendo ao facto de a Biblioteca Municipal estar a funcionar fora da sede do concelho (na antiga Escola Primária da Lomba da Cruz), o município passou recentemente a disponibilizar aos utentes uma lista mensal de livros, destinados a requisição, no próprio hall dos Paços do Concelho.
A iniciativa visa igualmente promover hábitos de leitura junto dos munícipes.
Passe periodicamente na recepção e veja as novidades do mês.