1 DE MARÇO: Dia Internacional da Proteção Civil
1 DE MARÇO: Dia Internacional da Proteção Civil
Publicado em 1 Março, 2023

1 DE MARÇO: Dia Internacional da Proteção Civil

“A Proteção Civil começa em si!”

 

Anualmente, no dia 1 de março, assinala-se o Dia Internacional da Proteção Civil, com a finalidade de alertar os países para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, com especial enfoque na prevenção e coordenação de esforços em caso de acidente grave ou catástrofe.

O mundo que nos rodeia está em permanente alteração, desafiando-nos numa busca urgente por novas respostas aos complexos desafios com que nos deparamos. Desde os fenómenos atmosféricos extremos causados pelas alterações climáticas, a pandemia de Covid-19, guerras, sismos, erupções vulcânicas, acidentes, ataques terroristas, ameaças informáticas, entre outros eventos com que vários países do mundo se deparam, fizeram com que a nossa perceção de segurança se alterasse.

Por isso, a Proteção Civil é, cada vez mais, um alicerce fundamental para responder a eventos de grande magnitude e para proteger as vidas humanas e as nossas comunidades.

Os Açores, de uma forma geral, e o concelho de Nordeste, em particular, apresentam diversos riscos naturais e tecnológicos que podem pôr em risco a população. Desde 2005 que este concelho dispõe de um Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que tem sido regularmente testado e atualizado, tendo em vista minimizar a perda de vidas e bens, limitar os efeitos territoriais de acidentes e catástrofes e restabelecer com a prontidão possível as condições de normalidade.

Para assinalar este Dia Internacional da Proteção Civil, a Câmara Municipal do Nordeste reforça o compromisso de continuar a reunir esforços para providenciar boas condições de resposta nas intervenções que venham a ser necessárias. Estão a ser programadas diversas ações, ao longo do ano de 2023, que visam continuar a melhorar a prestação dos agentes de proteção civil e dos diferentes organismos e entidades de apoio envolvidos em cada área de intervenção.