Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
Publicado em 27 Julho, 2023
Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo 
A Câmara Municipal do Nordeste, através do presidente da edilidade, António Miguel Soares, esteve presente no Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, realizado no concelho do Nordeste a 25 de julho.
Como entidade promotora da Carta Europeia de Turismo Sustentável, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, representada pela diretora regional, Ana Rodrigues, esteve presente no fórum, a que se juntou também a Direção Regional dos Recursos Florestais, como entidade parceira, representada pelo diretor regional Filipe Tavares.
Como parceira da candidatura a este galardão, atribuído pela Federação Europarc (organização que visa trabalhar com parques naturais na Europa com vista a aumentar a sua proteção) a autarquia do Nordeste salientou as vantagens que esta certificação traz ao concelho do Nordeste, nomeadamente ao setor do turismo, que relativamente a outros concelhos oferece mais esta diferenciação.
Vários empresários do setor turístico, autarcas, e representantes de entidades parceiras da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo participaram no fórum de renovação do galardão por mais cinco anos.
Entre as entidades parceiras, com Ações a desenvolver no âmbito da Carta, estão a Câmara do Nordeste, a Câmara Municipal da Povoação, a Direção Regional dos Recursos Florestais, a Direção Regional do Turismo, a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), o OMIC (Observatório Microbianos dos Açores) e o Geoparque Açores.
Empresários dos concelhos do Nordeste e da Povoação detentores da Marca Priolo, e outros que poderão vir a associar-se, também desenvolvem algumas Ações no âmbito da Carta.