Nordeste – “Marca Estrela da Região dos Açores”
Nordeste – “Marca Estrela da Região dos Açores”
Publicado em 13 Abril, 2019

A Câmara Municipal do Nordeste recebeu, a 11 de abril do corrente, os resultados da VI Edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. No estudo, que avaliou a prestação da marca do município do Nordeste e dos restantes 307 municípios portugueses, a empresa realça a conclusão de “dados fascinantes” em relação à subida do interesse proactivo em destinos de turismo, negócios e talento por todo o país”, cuja subida, em 2018, se cifrou nos 22 por cento.

Numa nota introdutória aos resultados do município do Nordeste, a entidade refere que este concelho “se encontra em destaque devido ao excelente desempenho nesta 6ª edição”.

Pelos resultados obtidos, o município do Nordeste receberá um prémio com a inscrição “Marca Estrela da Região dos Açores”.

No resumo apresentado pela Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, o concelho do Nordeste subiu quer ao nível do país (21 lugares) como ao nível regional (11 lugares).

No caso específico do Nordeste, é de realçar a variação que o município obteve na procura do destino, sobretudo entre 2017 e 2018, equivalente a mais 33 por cento, mas também a distribuição anual das pesquisas sobre o município no período de 2013 a 2018.

A tipologia de pesquisas feitas pelos turistas, investidores e talentos internacionais varia muito de município para município, estando, no caso do Nordeste, a restauração em 1º lugar, seguida das atividades turísticas e do alojamento por último.

Relativamente à altura do ano em que o Nordeste é mais procurado, os meses de verão são os que apresentam maior pico. Novembro e dezembro são os meses com mais baixo nível de procura, sendo esta retomada a partir de janeiro e com tendência a crescer nos meses de março, abril e maio.

Na distribuição pelos parâmetros Negócios, Visitar e Viver (Talento), 90,1 por cento das procuras são para visita turística e os restantes 9,9 por cento têm interesse por conhecer o local para viver.
Os resultados podem ser consultados no endereço eletrónico www.bloom-consulting.com/rankingportugal/, através do qual se poderá aceder ao documento completo e explorar o mapa interativo dos resultados.