Convívio de naturais e amigos do Nordeste junta perto de 700 pessoas
Convívio de naturais e amigos do Nordeste junta perto de 700 pessoas
Publicado em 10 Setembro, 2019

Convívio de naturais e amigos do Nordeste junta perto de 700 pessoas no mês de agosto

O convívio de naturais e amigos do Nordeste, nos Estados Unidos, já vai na 27ª edição, festejada no passado dia 11 de agosto com a presença de cerca de 700 pessoas, sobretudo dos estados de Massachusetts e de Rhode Island, no habitual piquenique que se realiza no Campo do Espírito Santo em South Dartmouth.

O convívio realizado nos Estados Unidos da América é nos últimos anos organizado por um grupo de nordestenses presidido por Tony Soares, empresário em New Bedford e natural da freguesia da Achada, e por uma equipa ativa de voluntários.

Tarde animada 

O dia dedicado aos naturais e amigos do Nordeste teve um programa musical vasto, com Luís Viveiros, o Rancho Folclórico da Discovery Language Academy, Tony Borges, uma boa desgarrada por Victor Santos, entre outros artistas.

Tony Soares, presidente da comissão organizadora, mostrou-se “radiante” pelo sucesso desta 27ª edição em Massachusetts e agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso, nomeadamente, a todos os que ali se deslocaram respondendo ao apelo da comissão, aos voluntários e artistas que gratuitamente se associaram à causa social que este convívio também tem por finalidade, cujas receitas são empregues na ajuda aos mais necessitados, em especial a crianças com deficiência do concelho do Nordeste.

Presidente da Câmara do Nordeste presente no convívio

O presidente da Câmara do Nordeste esteve pelo segundo ano consecutivo no convívio. “Devo dizer que estou maravilhado não apenas pela maneira de ser das pessoas e pelo carinho recebido como também pela forma como esta gente valoriza muito o nosso concelho… Sinto-me aqui em casa. Para além disso, verifico, e para minha grande satisfação, que a organização deste evento trabalha de alma e coração e eu como responsável pelo nosso concelho só tenho muito a agradecer”, transmitiu o autarca às centenas de naturais e amigos do Nordeste presentes.

“Este convívio serve, para além de outros objetivos, para reforçar os laços dos aqui radicados à terra de origem e também para os nordestenses aqui radicados se reunirem e manterem esses laços de amizade recordando a sua terra natal, e isto é realmente uma verdadeira festa nordestense com muitos amigos nossos que não são naturais do nosso concelho mas que gostam de estar aqui e conviverem connosco e isso é muito bom”, acrescentou António Miguel Soares.

“O que eu apelo aos nordestenses e a toda a comunidade é que visitem o nosso concelho. Estaremos lá de braços abertos para recebê-los a todos. São sempre bem vindos e o Nordeste deve muito aos seus filhos e amigos radicados no estrangeiro, pois, sobretudo durante o verão, têm um peso económico significativo para a nossa terra”, salientou António Miguel Soares.

“Quando assumi este cargo um dos grandes lemas foi estar ao serviço dos nordestenses. Estou aqui para servir a todos e dentro das possibilidades hei-de estar sempre disponível”, sublinhou, não esquecendo as novas gerações: “Deixo um convite às novas gerações, aos filhos dos nordestenses aqui radicados, para que visitem o nosso concelho, na certeza de que vão adorar, uma vez que a nossa terra é dotada de belezas naturais e de uma paisagem que deixa a todos maravilhados”, concluiu o presidente da Câmara do Nordeste.

Entidades da comunidade 
A festa nordestense contou com a presença de algumas entidades da comunidade, designadamente, o mayor de East Providente, Robert DaSilva, filho de pai natural da Vila do Nordeste e mãe de Ponta Delgada, tendo este sido homenageado na ocasião; do chefe da Polícia de New Bedford, Joseph Cordeiro, que trabalhou como voluntário no convívio; do xerife do Condado de Bristol, Thomas Hodgson, pelo apoio dispensado a este encontro, e por João de Sousa, o mentor desta iniciativa que este ano já faz 27 anos.

Fonte: Portuguese Times