Empreitada de reabilitação das infraestruturas de saneamento básico do lugar da Feteira Pequena
Empreitada de reabilitação das infraestruturas de saneamento básico do lugar da Feteira Pequena
Publicado em 8 Abril, 2020

Empreitada de reabilitação das infraestruturas de saneamento básico do lugar da Feteira Pequena

Durante o mês de abril irão ter início as obras da empreitada de reabilitação das infraestruturas de saneamento básico do lugar da Feteira Pequena – freguesia de Santana.
A concretização do presente investimento permitirá dotar a Feteira Pequena de redes públicas de drenagem de águas residuais integralmente separativas e encaminhar os caudais aí produzidos para tratamento final adequado, eliminando totalmente as descargas de águas residuais domésticas não tratadas para a Grota do Engenho. O tratamento das águas residuais será feito através de 2 fossas sépticas coletivas, associadas a poços de infiltração para tratamento complementar no solo.
Nos arruamentos intervencionados será renovada igualmente a rede de abastecimento de água, que pela sua idade já apresentava alguns problemas de conservação, permitindo assim reduzir as perdas de água nas redes de distribuição e diminuir os custos com a manutenção da mesma.
Os arruamentos a intervencionar são a Rua do Valverde, Rua de Santana e Rua da Igreja onde será reposto o pavimento e renovados os passeios.
O projeto e obra são da empresa Municipal Nordeste Ativo e será executada por A.R. Casanova, Construção Civil, Lda., pelo valor de 543 mil euros, com comparticipação de 85% dos fundos comunitários europeus do programa operacional PO2020. O prazo de execução da obra é de 6 meses.
Atendendo à urgência da intervenção a nível do saneamento no lugar da Feteira Pequena para resolver o problema de salubridade pública, procedeu-se ao processo de resolução das questões da posse dos terrenos, autorização da Direção Regional do Ambiente e por fim à obtenção do visto do Tribunal de Contas, estando, agora, tudo pronto para se iniciar esta importante obra em prol da qualidade de vida da população.