Festival de Cinema Ambiental volta a passar pelo Nordeste
Festival de Cinema Ambiental volta a passar pelo Nordeste
Publicado em 6 Março, 2023

Festival de Cinema Ambiental volta a passar pelo Nordeste

O mais antigo festival de cinema do país dedicado ao ambiente, Cine’Eco, organizado pelo município de Seia, passou novamente pelo Nordeste, na passada sexta-feira, com uma sessão de curtinhas para os alunos do 1º ao 4º ano da EB1JI de Nordeste, e no sábado com uma sessão aberta ao público e para os quatro agrupamentos de escuteiros do concelho.

A sessão de sábado teve a participação especial do realizador da curta-metragem Água nas Guelras, o realizador Marco Schiavon, a que se juntou o responsável do Expolab Centro de Ciência Viva, João Paulo Constância, como entidade promotora da extensão do festival aos Açores.

Em ambas as sessões foi possível refletir sobre novos desafios que se colocam à sustentabilidade do planeta e desfrutar da descontração e do enriquecimento cultural proporcionado pelo cinema.

A Câmara Municipal do Nordeste tem acolhido nos últimos anos todas as extensões do Cine’Eco aos Açores, pela pertinência da temática do festival, levando-o essencialmente ao público escolar e mais jovem, mas também à população em geral e inclusive sénior.

A extensão do festival aos Açores abrange todas as ilhas, ao longo de cinco sessões em cada uma delas, onde são exibidos os documentários premiados na 28ª edição do Cine’Eco, que decorreu em Seia em outubro passado.