
Celebrações dos 500 anos da aparição de Nossa Senhora do Pranto
A Câmara Municipal do Nordeste e a Ouvidoria do Nordeste organizaram um programa comemorativo dos 500 anos da aparição de N.ª Sr.ª do Pranto (1523-2023) com eventos mensais a decorrer entre abril e setembro do corrente ano.
As comemorações terão início no Domingo de Ramos, com o programa religioso habitual da Ermida do Pranto, a que se seguirá, a 14 de abril, no Centro Municipal de Atividades Culturais, pelas 20h00, um debate aberto à comunidade sobre os “500 Anos de Nossa Senhora do Pranto”, tendo como moderador o Pe. José Paulo Machado (diretor do jornal A Crença) e como oradores Carlos Vieira (mestre de Romeiros de Vila Franca do Campo), José Augusto Borges (autor de duas edições sobre N.ª Sr.ª do Pranto), José Carlos Carreiro (provedor Santa Casa da Misericórdia de Nordeste), Pe. Luís Leal (diretor do Serviço Nacional de Acólitos), e Susana Goulart Costa (historiadora e professora da Universidade dos Açores).
Em maio, dia 7, a Ouvidoria do Nordeste celebra “500 anos das aparições de Nossa Senhora, na Ermida do Pranto, e 500 anos das Romarias Quaresmais em São Miguel”, em evocação, também, ao Dia do Romeiro, através de celebrações no Pranto, entre as 11h00 e as 14h00, com Via-Sacra, Missa Solene, presidida por D. Armando Esteves Domingues, bispo da Diocese; bênção de um mural e de painéis de homenagem dos Ranchos de Romeiros e da Placa Comemorativa dos 500 anos, e a palestra “A Religiosidade Popular no Incremento da Devoção Mariana na Ermida do Pranto”, pelo Pe. Doutor Jorge Miguel Lopes Ferreira, a fechar a celebração.
A 30 de junho, inserido nas festividades de São Pedro de Nordestinho, será proporcionado um grande momento musical com o grupo “Fado Alado“, pelas 21h00, no exterior da Ermida do Pranto.
Nas comemorações do aniversário do concelho, a 17 de julho, a Câmara do Nordeste entregará a distinção honorífica municipal a personalidades ligadas à Ermida e ao Culto na Ermida do Pranto, sendo retomadas as celebrações a 15 de setembro, com a apresentação da nova imagem de N.ª Sr.ª do Pranto, na Ermida do Pranto, a partir das 18h30, Missa Solene e bênção da nova imagem de Nossa Senhora do Pranto, seguida da Palestra “Senhora do Pranto – Fé e religiosidade popular no Nordeste – Um culto de 500 anos“, por José Carlos Carreiro, e de um momento musical por Raquel Dutra.
O encerramento das celebrações dos 500 anos das aparições de N.ª Sr.ª do Pranto terão lugar a 17 de setembro, na Ermida do Pranto, entre as 15h00 e as 17h00, com a Via-Sacra, com a nova imagem de N.ª Sr.ª do Pranto, rumo à ermida, Missa Solene, e sopas do Espirito Santo abertas à comunidade, com mostra folclórica a encerrar as celebrações.
Para 14 de abril, estava prevista a inauguração da Exposição “Senhora do Pranto, cinco séculos da aparição”, na Sala de Exposições do Município, na Vila do Nordeste, que entretanto adiada para outra data.