
Exposição “Senhora do Pranto Cinco Séculos da Aparição”
Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 17 de junho, na Casa João de Melo, pela Câmara do Nordeste, representada pela vereadora Sara Sousa, a exposição “Senhora do Pranto, Cinco Séculos da Aparição”.
A cerimónia de inauguração, que serviu também de apresentação e explicação da exposição, contou ainda com a presença do padre Leonardo Cabral, pároco da Ermida do Pranto, e do provedor da Misericórdia de Nordeste, José Carlos Carreiro, entre outros representantes de instituições locais e vários populares que quiseram associar-se à abertura.
A exposição “Senhora do Pranto, Cinco Séculos da Aparição” procura dar a conhecer a origem da ermida (1523), a sua edificação e os próprios traços arquitetónicos, o trajeto deste pequeno templo ao longo de cinco séculos, assim como, as lendas que perduraram na memória coletiva dos nordestenses e as várias manifestações de fé, a enigmática imagem da Senhora da Vida e as vestes que lhe estão muito associadas.
Optou-se por dar ao espaço e à apresentação da exposição um aspeto contemporâneo, sendo a realização desta exposição mais um momento comemorativo dos 500 Anos da Aparição de Nossa Senhora do Pranto, cujas celebrações decorrem durante o corrente ano com a organização da Câmara Municipal e da Ouvidoria do Nordeste.
A exposição estará patente ao público até dia 29 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, no piso superior da Casa João de Melo.