Câmara afirma apoio intransigente à escola em cerimónia do 52º aniversário
Câmara afirma apoio intransigente à escola em cerimónia do 52º aniversário
Publicado em 29 Novembro, 2023

Câmara do Nordeste afirma apoio intransigente à escola em cerimónia do 52º aniversário

 

A Escola Básica e Secundária do Nordeste celebrou ontem, 28 de novembro, mais um aniversário, tendo a cerimónia este ano decorrido no Centro Municipal de Atividades Culturais.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, representou a edilidade na comemoração do 52º aniversário, em representação do presidente da autarquia, por se encontrar fora da ilha em trabalho oficial, estando presentes outras entidades, nomeadamente, a secretária regional da Educação e Assuntos Culturais, e o deputado da Assembleia Legislativa Regional, Flávio Soares.

Na sua intervenção, o vice-presidente da câmara referiu que “a comemoração destes 52 anos representa a vontade, persistência e a determinação de todo um concelho que soube e sabe perceber a relevância que o ensino de proximidade assume no crescimento e melhoria das condições de vida de todos os nordestenses”, acrescentando, que “felizmente, longe vão os tempos em que os nossos jovens, ávidos pela vontade de ir mais além na procura do conhecimento e de novas vidas e profissões, tinham de sair do conforto das suas famílias rumo à tão longínqua Ponta Delgada para concluírem os anos de ensino necessários para poderem ingressar na Universidade.”

Neste sentido, o vice-presidente da autarquia, enalteceu o trabalho de tantos homens e mulheres que ao longo destes anos lutaram e continuarão, certamente, a lutar para que a escolaridade obrigatória e a oferta formativa diversificada sejam uma realidade permanente para os jovens do concelho, sem esquecer que nada está concluído e que os desafios e as dificuldades continuam a estar bem presentes.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste salientou, ainda, a existência de alguma instabilidade docente, sendo as escolas periféricas as primeiras a ressentirem-se, sendo por isso “urgente requalificar e dignificar a carreira docente, tornando-a mais atrativa e apetecível às novas gerações, com fim de uma geração altamente qualificada que precisa de ter em todas as escolas, disciplinas e para todos os alunos, professores profissionalizados e focados na qualidade do ensino.”

À secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, o vice-presidente pediu que se procedesse a profundas melhorias na escola, uma vez que foi alvo de obras de beneficiação há cerca de 20 anos, estando a necessitar de intervenção ao nível de infiltrações de água e da rede elétrica.

Da parte do município, salientou Marco Mourão, manter-se-á o apoio  “intransigentemente à atividade da nossa escola, caminhando lado a lado em novos objetivos através de projetos de ciências, projetos literários ou de cidadania apoiados pelo município,  contribuindo para o apetrechamento das escolas do primeiro ciclo e não esquecendo os nossos alunos no seu percurso de qualificação académica, atribuindo bolsas de estudo a alunos universitários e um prémio de mérito no valor de 500 euros a todos os alunos do concelho aquando do seu ingresso no ensino superior.”

Como habitualmente, a câmara municipal entregou na cerimónia de aniversário uma lembrança aos alunos do quadro de mérito e de excelência da escola, como forma de reconhecimento do trabalho e do esforço despendidos na obtenção de bons resultados escolares.