“Olhares sobre a nossa terra” de José Augusto Borges e Irene Pinheiro Borges
“Olhares sobre a nossa terra” de José Augusto Borges e Irene Pinheiro Borges
Publicado em 13 Maio, 2024

A Câmara do Nordeste acolheu mais um projeto literário sobre o concelho do Nordeste, desta vez, o livro “Olhares sobre a nossa terra”, de José Augusto Borges e de Irene Pinheiro Borges.

O lançamento realizou-se na passada sexta-feira, 10 de maio, na Biblioteca Municipal do Nordeste, com a presença de muitos familiares, amigos, entidades locais, e várias pessoas de São Pedro de Nordestinho, de onde é natural o autor, sendo a obra um contributo histórico sobre esta freguesia e as localidades vizinhas da extinta freguesia de Nordestinho.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, em representação do município, congratulou-se pela presença de tantos amigos e familiares dos autores, assim como, de representantes de instituições do concelho, sendo para a autarquia razão de contentamento o lançamento de mais um projeto que perpetua a memória dos nordestenses e da freguesia de São Pedro de Nordestinho em particular.

“Porque a literatura nunca ocupa espaço”, referiu o vice-presidente da autarquia, “a Câmara do Nordeste continuará a apoiar projetos que retratem o concelho e que sejam um contributo para memória futura”.

O livro “Olhares sobre a nossa terra”, prefaciado por José Carlos Carreiro, foi apresentado por um familiar dos autores, que definiu a obra como sendo o resultado do orgulho que o pai nutre pela sua terra e que pretendeu retratar para a posteridade partilhando-a com os nordestenses, “refletindo o livro a vivência do pai, na primeira pessoa, e o olhar da mãe, em homenagem a São Pedro de Nordestinho e ao seu povo”.

Referiu, também, que a composição do livro exigiu um esforço duplo, por ter sido escrito a quatro mãos, e naturalmente com estilos de escrita diferentes, sendo realçado o  contributo prestado pela coautora, Irene Pinheiro Borges, sobretudo na seleção e na sintetização, a que ajudou a sua formação em história.

Não se tratando de um ensaio, mas apenas de uma recolha de memórias, entre as várias temáticas que aborda o livro, as pessoas de São Pedro de Nordestinho encontram-se em destaque, tendo toda a composição do livro implicado um grande esforço de seleção face à grande recolha inicialmente efetuada pelo autor ao longo do tempo com o desejo de vir a concretizar o livro agora lançado.