A assinalar os 75 anos da tragédia no pico Redondo, na Algarvia, os autores João e Rita Freitas fizeram a apresentação pública do livro “A Tragédia no Pico Redondo e o Adeus às Estrelas”, a 28 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo na freguesia da Algarvia.
A Câmara Municipal do Nordeste, representada pela vice-presidência e vereação, esteve presente no lançamento do livro, assim como, a Junta de Freguesia da Algarvia e várias entidades do concelho, muitos populares e outros amigos e conhecidos dos autores.
O livro lançado por João e Rita Freitas reconstrói os eventos do acidente aéreo que abalou a comunidade local e os Açores e que foi destaque a nível nacional e internacional. “Com uma narrativa baseada em relatos de testemunhas e provas documentais, a obra descreve detalhadamente os momentos críticos que antecederam e sucederam o acidente, bem como as investigações que se seguiram. O livro também apresenta o relatório oficial da tragédia, fornecendo uma análise técnica e curiosidades sobre o evento, além de homenagear as 48 vítimas, cujas histórias de vida são lembradas de forma comovente”, referem os autores.
A autora Rita Freitas recorda que desde muita nova que ouvia falar do acidente do avião no pico Redondo e que a curiosidade foi aguçada pelo facto de possuírem uma casa na Feteira Grande, no concelho do Nordeste, e ainda por serem ambos os autores amantes da aviação.
Os autores levaram cerca de dois anos a analisar documentos, jornais nacionais e internacionais, a contactar entidades oficiais como a Alfândega, a analisar o relatório oficial da companhia de aviação Air France, e a recolher testemunhos de algumas pessoas que estiveram presentes no local e ajudaram na recolha dos corpos.