Para assinalar a 15ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovida nos Açores pela Direção Regional do Ambiente e da Ação Climática, o município do Nordeste convidou os Centros de Ocupação de Tempos Livres (CATL) a visitar o aterro sanitário e Eco Parque do Nordeste.
O município, através da empresa municipal Nordeste Ativo, é responsável pela recolha porta a porta de resíduos sólidos urbanos, sendo da responsabilidade da Musami a separação e encaminhamento para reciclagem ou depósito em célula no caso dos resíduos orgânicos.
As crianças do Centro Ocupacional de São Pedro de Nordestinho puderam ver no local, numa visita realizada a 19 de novembro, como é feita a separação de resíduos pelos funcionários do Eco Parque, tendo a visita coincidido com o dia da recolha do plástico.
Sobre o processo de separação dos resíduos, puderam ver como é importante colocar os resíduos sólidos nos contentores corretos, não só para evitar a sua contaminação, como para facilitar o trabalho dos funcionários que no parque têm de fazer uma separação rigorosa para que os resíduos possam ser reaproveitados.
Viram, também, como é importante nunca misturar o lixo orgânico (restos de comida e outro lixo indiferenciado) com os resíduos que podem ser reaproveitados, como é o caso do plástico, do vidro e do papel, devendo fazer uma separação correta.
Fazer uma separação higiénica, e não enviar para aterro lixos contraindicados, que muitas vezes são colocados no contentor de indiferenciados, foi outro ponto abordado com vista à segurança e salvaguarda da saúde dos funcionários que são expostos diariamente aos lixos que todos produzimos.
As crianças tiveram ainda a oportunidade de ver como é processado o empilhamento do plástico e do papel, que são posteriormente enviados em contentor para o porto de Ponta Delgada e daqui seguem para reciclagem no continente para dar vida a artigos semelhantes.
Conheceram também a célula para depósito de lixos orgânicos, que atualmente se encontra selada, sendo os resíduos do concelho transportados para o Eco Parque de Ponta Delgada.
O depósito de monstros foi das áreas de serviço do Eco Parque que pela sua grandiosidade mais chamou a atenção das crianças.
Após a visita às instalações, tiveram ainda uma pequena sensibilização sobre a separação correta dos resíduos, e sobre como evitar o desperdício alimentar, começando por aquilo que se compra e que deve ser apenas o necessário e dentro dos prazos de validade, e por evitar ao máximo o desperdício das refeições e fazer o possível por reaproveitar os restos.
A visita foi guiada pelo técnico da Musami afeto ao Eco Parque do Nordeste, tendo a empresa oferecido um impermeável e um saco de compras a todas as crianças e às responsáveis do CATL que as acompanharam.