50 Anos de carreira de João de Melo e apresentação de livro de Mafalda Vicente
 50 Anos de carreira de João de Melo e apresentação de livro de Mafalda Vicente
Publicado em 24 Novembro, 2025

A 21 e 22 de novembro, a Câmara do Nordeste promoveu um evento cultural de comemoração dos 50 anos de carreira literária do escritor João de Melo e de lançamento de uma obra editada pela autarquia e da autoria de Mafalda Vicente.

Sob o título “As paisagens não existem sozinhas”, inspirado numa frase do livro “Açores: o segredo das ilhas”, do escritor João de Melo, foram dois dias dedicados à literatura, ao território e à paisagem.

Para a celebração dos 50 anos de carreira literária do escritor João de Melo, vários convidados partilharam as suas experiências de trabalho baseadas na obra de João de Melo, havendo ainda uma apresentação focada nos livros que compõem a impressionante carreira literária do escritor.

Teresa Viveiros foi uma das convidadas, com a apresentação do seu projeto “A mala pedagógica: João de Melo, de menino a escritor”, inspirado na história de vida de João de Melo, assim como,  Bárbara Mesquita, que veio ao Nordeste exprimir como as palavras de João de Melo a tocaram e ajudaram a desenvolver a sua tese de doutoramento sobre as paisagens de vinha da ilha de Santa Maria; de Zeca Medeiros, que em 2002 adaptou para televisão o romance “Gente Feliz Com Lágrimas”, retratando o drama de uma família açoriana marcada pela emigração e pelas feridas do passado, e de Urbano Bettencourt, amigo de longa data de João de Melo, com uma apresentação sobre os 50 anos de carreira literária do escritor João de Melo.

O evento cultural prosseguiu no sábado, com a apresentação do livro editado pela Câmara do Nordeste e da autoria de Mafalda Vicente, “Cronologias do Nordeste, Abordagem histórica e cronológica à evolução territorial do concelho”.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste, vereador com o pelouro da cultura, fez a abertura da sessão destacando o valor da obra de Mafalda Vicente para a bibliografia do concelho do Nordeste e referindo o empenho e o brio que a autora, arquiteta na autarquia há vários anos, depositou neste livro e no trabalho que executa no município.

O escritor João de Melo, autor do prefácio, fez a apresentação da obra, e vários outros convidados integraram um debate, nesta mesma sessão, sobre “Paisagem, território e identidade: obstáculos e desafios da história local”.

Fizeram parte do painel, Nuno Costa, presidente da Secção Regional da Ordem dos Arquitetos, João Pedro Regalado, professor da Geografia na EBS do Nordeste, o escritor João de Melo, Mafalda Vicente, arquiteta na Câmara do Nordeste, Bárbara Mesquita, investigadora em Geografia Humana, e Rui monteiro, arquiteto paisagista.