Crianças convidadas a refletir sobre igualdade e diversidade
Crianças convidadas a refletir sobre igualdade e diversidade
Publicado em 3 Novembro, 2025

A Câmara do Nordeste voltou a associar-se à comemoração do Dia Municipal para a Igualdade 2025, uma iniciativa promovida pela Animar, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com 7 organizações da economia social, que, entre outras entidades envolvidas, apela à participação ativa dos municípios no desenvolvimento de ações nas respetivas comunidades sobre temas prioritários como o combate aos discursos de ódio, a promoção da democracia, da diversidade e dos direitos humanos alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para a assinalar a data, este ano, o município desenvolveu duas sessões, a 31 e 24 de outubro, sobre Cidadania e Igualdade para um público muito jovem, entre os 4 aos 11 anos aproximadamente, dinamizadas  pela Biblioteca Municipal do Nordeste, no próprio edifício, sendo que uma das sessões foi realizada nas instalações de um Centro Ocupacional de Tempos Livres.

De forma lúdica foi possível envolver as crianças em jogos, leituras, brincadeiras e trabalho manual, levando-as a refletir sobre o respeito pela diferença, desde a cor de pele, às características físicas individuais, a sensibilidade, os gostos e as emoções individuais.

A receptividade das crianças aos temas abordados foi bastante notória pelo modo como se envolveram na dinâmica desenvolvida.

As sessões foram dinamizadas com dois Centros Ocupacionais de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia, especificamente da Vila do Nordeste, e com as crianças do Centro Ocupacional da Associação Sol Nascente da freguesia da Salga.

O município do Nordeste tem desenvolvido ações variadas associadas ao Dia Municipal para a Igualdade e para públicos diferentes, nalgumas situações em parceria ou com a colaboração de instituições e entidades regionais como a ACEESA, a UMAR, a APF Açores e a APAV.

A Cidadania e a Igualdade, sobretudo o combate à violência com base no género, é outro dos compromissos do município na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, integrado no ODS Saúde de Qualidade.