II Edição do Priolo Cup
II Edição do Priolo Cup
Publicado em 12 Maio, 2016

Priolo Cup regressa em junho e com mais equipas inscritas

Apresentação oficial da prova realizada ontem no Centro de Divulgação Florestal

 

A Câmara Municipal do Nordeste e os parceiros envolvidos apresentaram esta manhã a segunda edição do Priolo Cup, o torneio de futebol infantil sub-11 que se realiza no Nordeste e que foi lançado em 2015 pela autarquia deste concelho.

O sucesso alcançado com a primeira edição do torneio, no ano passado, justifica a realização de uma segunda edição, começou por dizer o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, na apresentação oficial da prova, que este ano se estenderá a equipas de outras ilhas e mesmo ao continente português, voltando a contar com a equipa de São Vicente da ilha da Madeira, concelho irmão do Nordeste.

Carlos Mendonça referiu o reforço competitivo que vem trazer ao Priolo Cup a presença de outras equipas dos Açores e de Portugal continental no Priolo Cup, ao proporcionar a partilha de conhecimentos desportivos com os atletas da ilha de São Miguel e em especial com os atletas do concelho do Nordeste, sendo eles os anfitriões do torneio, o União Desportiva do Nordeste.

A segunda edição do Priolo Cup, a ter lugar entre 17 e 19 de junho, será apadrinhada pelo internacional do futebol João Pereira, jogador do Sporting Clube de Portugal, tendo o município do Nordeste agradecido publicamente a colaboração do Sporting Clube de Portugal com a deslocação do atleta ao torneio, assim como do treinador que integrará o painel de convidados do colóquio organizado pela Priolo Cup.

 

O concelho de São Vicente, da ilha da Madeira, tem uma participação e uma relação especial com o torneio de futebol infantil realizado no Nordeste, no qual participa a Associação Desportiva e Cultural de São Vicente, pelo intercâmbio frutífero que tem sido mantido entre os dois municípios na área do desporto desde que a equipa da União Desportiva do Nordeste e o município foram convidados a integrar o São Vicente Cup organizado anualmente naquele concelho.

Da ilha da Madeira, o Priolo Cup conta este ano com mais uma participação, concretamente da Associação Criamar, sendo a primeira vez que a equipa se desloca aos Açores para competição.

O presidente da Câmara do Nordeste reforçou a importância do União Desportiva do Nordeste na concretização da Priolo Cup, tendo o clube aceitado novamente o repto lançado pelo município em benefício dos atletas locais.

Como promotora do evento, a Câmara do Nordeste salientou o contributo dos parceiros e dos patrocinadores que amparam o torneio infantil, cujo número de participantes aumentou neste ano, não só de patrocinadores como de instituições da comunidade, como é o caso dos Bombeiros Voluntários e da Associação dos Veteranos de Nordeste.

A empresa Dupla DP Açores, empresa instalada na Incubadora de Empresas do Nordeste, esteve também na primeira edição da Priolo Cup e volta a associar-se à edição deste ano.

 

Na apresentação oficial do torneio, o autarca do Nordeste congratulou-se com a criação recente do Conselho Desportivo do Nordeste, aprovado na última reunião da Assembleia Municipal, como um instrumento promotor de eventos desportivos que fazem a diferença no concelho do Nordeste, como é o caso do torneio Priolo Cup.

 

Carlos Mendonça referiu-se também ao apoio que o município tem recebido das instituições locais para que seja possível a concretização de várias iniciativas levadas a cabo na área do desporto, sendo de salientar a colaboração do Governo Regional dos Açores, que tem mostrado grande abertura para com os desafios lançados pelo município do Nordeste.

A Priolo Cup tem sido uma das iniciativas desenvolvidas no concelho do Nordeste que contam com o apoio do Governo dos Açores, estando presente na apresentação da segunda edição do torneio o diretor regional do Desporto, em representação do presidente do Governo Regional, assim como a Associação de Futebol de Ponta Delgada, também parceira do torneio, a presidente da Assembleia Municipal do Nordeste e diretora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, e os restantes parceiros Dupla DP, Associação dos Veteranos do Nordeste e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Nordeste.

 

A Direção Regional dos Recursos Florestais, através do Serviço Florestal do Nordeste, apadrinhou a apresentação da Priolo Cup, disponibilizando o Centro de Divulgação Florestal do Nordeste para a apresentação oficial da prova, a qual, como o próprio nome indica, promove uma das aves da floresta do Nordeste, o Priolo, espécie endémica circunscrita às zonas montanhosas deste concelho.

 

SOM – Objectivos alcançados para o concelho