Achada

A Achada é das freguesias com maior dinâmica económica no concelho do Nordeste. Mas também terra de gentes das letras, a começar pelo grande poeta popular Virgílio de Oliveira, cujo busto figura no jardim público da freguesia.

À semelhança de outras localidades, o templo de Nossa Senhora da Anunciação constitui o maior património arquitetónico do lugar. O primitivo templo sob a invocação de Nossa Senhora da Anunciação data de 1526, sendo o seu Cura residente no local. Todavia, o templo atual é o resultado de várias remodelações, a última das quais data de 1782, sendo o último restauro de 1984. É um templo pequeno e singelo, constituído por uma única torre sineira.
Do adro da igreja pode contemplar-se uma paisagem bucólica emoldurada pelo azul do mar.

Os costumes e tradições deste povoado estão reunidos no Núcleo Museológico da Achada, inaugurado em 2006, num edifício junto ao largo da igreja.

Parque dos Caldeirões

Na Ribeira dos Caldeirões está localizado o maior núcleo de moinhos de água recuperados nos Açores: cinco moinhos e duas residências de moleiro, que sobreviveram ao grande temporal de 1986 que fustigou o concelho. Estes moinhos datam do século XVI, tendo constituído, entre muitos outros espalhados pelo Nordeste, fonte de subsistência de inúmeras famílias.

Um dos moinhos do parque encontra-se em funcionamento, estando ali um dia por mês (na 1ª terça-feira de cada mês) um moleiro a laborar. Um posto de venda de artesanato, um posto de informação turística,  snack-bar e churrasqueiras são alguns dos serviços disponibilizados pelo parque.

Junta de Freguesia

Presidente: Paulo Manuel Medeiros Franco

Rua do Vigário, 28

9630 Achada

Tel.: / Fax: 296 452 482

E-mail: