Pedreira

 

Os primeiros cronistas não falam sobre este local, o que prova que ele foi durante muito tempo campo virgem de arvoredo que se arroteou pelos anos fora, existindo ali uma Pedreira (que lhe dá origem ao nome) donde se extraiu muita pedra para as construções da Vila de Nordeste. Aos poucos, foram-se construindo habitações para os trabalhadores do sítio.

Às habitações seguiu-se a construção de uma ermida onde se celebrava Missa somente aos domingos e dias santificados. Já no século XIX a dimensão do povoado exigiu um novo templo, que fica concluído em 1872. É esse templo, dedicado a Nossa Senhora da Luz, que existe na atualidade, cuja arquitetura singela lhe confere uma beleza singular.

No lugar da Pedreira estão situados os afamados miradouros da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada, assim como a Praia do Lombo Gordo e a fajã do Araújo.

Trilho da Fajã do Araújo

Para a fajã do Araújo, existiu no passado um trilho usado pelos locais da Pedreira e da Vila do Nordeste que ali possuíam grandes extensões de vinha. Hoje, este trilho mantém-se conservado e ainda ali existem várias das antigas habitações de apoio à cultura da vinha e outras construídas mais recentemente para veraneio.

Centro Ambiental do Priolo

Centro de Interpretação Ambiental em torno do Priolo, ave endémica da região Este da ilha de São Miguel. O Centro apresenta uma exposição interativa sobre o Priolo e o seu habitat, a Floresta Laurissilva, assim como sobre as ações de conservação que têm sido desenvolvidas para a conservação desta espécie.

Junta de Freguesia

Presidente:Luís Manuel Raposo Lima

Estrada Regional 9630 – 161 Nordeste

tel.: 296 488 002

E-mail:

Site: