São Pedro

São Pedro do Nordestinho possui um templo de grande devoção religiosa do povo de São Miguel e sobretudo dos nordestenses.

A Ermida de Nossa Senhora do Pranto, pousada numa pastagem plana e sobranceira ao mar, tem uma história de cinco séculos, sendo a última reconstrução de 1895.

Segundo conta a lenda deste templo, depois do célebre terramoto de 1522, a Virgem Maria teria aparecido a um jovem pastor, anunciando-lhe que Ponta Delgada seria fustigada pelo flagelo da peste, pedindo-lhe a construção da ermida. A população, aflita, levantou um Templo à Virgem Maria na invocação da Senhora do Pranto. Facto comprovado ou não, a verdade é que este pequeno templo tem subsistido ao longo dos tempos e continua a ser objeto de peregrinações.

Como todos os povoados, São Pedro do Nordestinho possui no coração da localidade a sua igreja, esta muito singular e das mais pequenas do concelho. A Igreja de São Pedro data dos princípios do séc. XVI e foi propriedade particular de Sebastião Pereira. A sua estrutura principal foi beneficiada no séc. XVIII, pelo que é atualmente das três igrejas paroquiais mais antigas do concelho.

Casas de Turismo Rural

Aliando a procura do concelho pelo turismo e a beleza do património habitacional, a freguesia de São Pedro do Nordestinho passou a disponibilizar nos últimos anos um conjunto de casas de turismo em espaço rural.

Junta de Freguesia

Presidente: José Miguel de Medeiros Mendonça.

Rua do Passal 9630 – São Pedro Nordestinho

Tel.: / Fax: 296 486 150

E-mail: