Câmara do Nordeste congratula Achada Futebol Clube
A Câmara Municipal do Nordeste aprovou um voto de congratulação (na reunião ordinária realizada hoje, 27 de março) pelo título alcançado pelo Achada Futebol Clube e pelo histórico resultado conseguido, uma vez que é a primeira equipa do concelho a conquistar este feito no futsal e a segunda de todas as modalidades.
No dia 25 de março do corrente, o Achada Futebol Clube, representando a freguesia da Achada e o concelho do Nordeste, sagrou-se campeão do escalão de seniores masculinos no Campeonato de São Miguel de Futsal. A equipa alcançou este título a quatro jogos do final do campeonato, após mais uma vitória em jogo oficial.
Para a câmara municipal, é de congratular o Achada Futebol Clube, que, de forma sustentada, tem desenvolvido o futsal no concelho através de políticas que premeiam a qualidade e apostam na formação de atletas e treinadores. Hoje, são mais de 40 atletas, divididos em 3 escalões, que se dedicam à prática regular da modalidade, demonstrando que com trabalho e empenho é possível atingir-se difíceis objetivos e metas.
A construção do pavilhão na freguesia pelo Governo Regional dos Açores é também um dos pilares deste sucesso desportivo, uma vez que possibilita a prática desportiva numa instalação de excelência.
A câmara municipal congratula o empenho do presidente Arnaldo Sousa, assim como a direção, a equipa técnica e os atletas que através do futsal têm alcançado metas de excelência desportiva, dignificando os valores do desporto e o Nordeste.
A congratulação estende-se à Junta de Freguesia da Achada e a toda a população da freguesia que, de forma entusiasta e enérgica, sempre apoiaram esta equipa, manifestando em treinos e jogos o seu apoio incondicional ao clube.
Que este seja um reconhecimento da importância do desporto para a plena formação numa comunidade que luta pelos valores intrínsecos do desporto: disciplina, resiliência, superação, trabalho em equipa e respeito pelo outro, é ainda referido no voto de congratulação da câmara municipal.
Resultados Finais do Rali Columbófilo do Nordeste 2016
O Clube de Amigos de Columbofilia do Nordeste divulga a classificação geral final do Rali Columbófilo do Nordeste 2016.
Após 3 provas, realizadas dia sim, dia não, desde a Várzea até ao Pombal Escola Municipal do Nordeste, destacaram-se da restante concorrência os seguintes pombos correio:
O Centenário II – Santa Casa da Misericórdia do Nordeste – 146 pontos
O Labaredas III – Bombeiros Voluntários do Nordeste – 134 pontos
A Imperatriz II – Centro de Saúde (Pessoal) – 125 pontos
Jarrinha II – Auto Jarrinha – 122 pontos
JSM – José de Simas Moniz – 120 pontos
Todos os pombos regressaram ao seu pombal, estando também de parabéns as Entidades ou Particulares que os apadrinharam.
A atividade do CACN tem como base o Pombal Escola Municipal, e recebe o apoio da Câmara do Nordeste para a realização do Grande Prémio e outras atividades educativas.
Para mais informações sobre as nossas atividades, visite por favor o sítio e a página Youtube do CACN:
Equipas do Sporting, Benfica, Barreiro e Madeira são recebidas esta tarde nos Paços do Concelho
Começaram a chegar as comitivas das equipas para a II Edição do Priolo Cup 2016, a decorrer no concelho do Nordeste neste fim-de-semana.
A edição deste ano conta com a presença de João Pereira- padrinho do torneio, atleta internacional e do Sporting Clube de Portugal- e com um quadro competitivo de 16 equipas, entre estas, o Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, o Criamar (Madeira), a Associação Clube de São Vicente (Madeira), o Sport Clube Barreiro (Terceira), e as equipas da Associação de Futebol de Ponta Delgada.
As comitivas de fora da ilha vão ser recebidas hoje pelo presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, nos Paços do Concelho, pelas 15h00.
Para a organização do torneio infantil, o concelho do Nordeste encontra-se em festa, com o alojamento local totalmente preenchido e a restauração a preparar-se para uma enchente de visitantes, sendo um dos grandes objetivos do evento atrair visitantes e obter o retorno financeiro da estadia, além de promover a festa do desporto e o bem-estar das crianças.
O CACN – Clube de Amigos da Columbofilia do Nordeste anuncia a realização do Rali Columbófilo do Nordeste – Grande Prémio em Columbofilia de 2016.
Propomos aos padrinhos dos pombos-correio residentes no Pombal Escola Municipal a concretização de campeonato composto por 3 soltas em dias alternados, desde a Várzea até ao Nordeste!
Calendário previsto: soltas nos dias 1, 3 e 6 de Junho.
Estão inscritos no Rali 53 pombos-correio, nascidos no Pombal Escola Municipal e apadrinhados por diversas Entidades Públicas e Particulares do concelho.
A atividade do CACN tem como base o Pombal Escola Municipal, e recebe o apoio da Câmara do Nordeste para a realização do Grande Prémio e outras atividades educativas.
A Câmara Municipal do Nordeste, através do gabinete do desporto e em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste e o Clube Desportivo de Santo António de Nordestinho, no âmbito do Projeto Prosucesso – NordestEduca, realizou, na passada sexta-feira, o II Encontro de Escolinhas de Voleibol do concelho, com os cinco núcleos do Nordeste (Caldeirões, Picos da Vara, Priolinhos, Farolinhos e Arquinhos).
O encontro teve lugar na Reserva Florestal de Recreio da Vila do Nordeste (Viveiros) e contou com a participação de cerca de 60 crianças. Os pequenos atletas mostraram-se bastante empenhados e motivados, durante toda a prova, na realização das atividades propostas.
No final do evento, o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, procedeu à entrega das medalhas de participação aos atletas, realçando a importância da participação das crianças do concelho e o acompanhamento e o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas atividades promovidas para os mais novos, nomeadamente nesta modalidade desportiva.
Conseguimos, nestes últimos anos, criar o projeto Escolinhas no concelho, inicialmente com a modalidade de badminton, adicionando este ano o voleibol, promovendo, assim, a prática desportiva continuada nas idades mais tenras e com a possibilidade de diversidade de modalidades. Isto é possível graças ao empenho do gabinete do desporto do município e das monitoras no desenvolvimento individual das nossas crianças e do desporto em geral no concelho. Também importa referir que a parceria existente entre o Clube Desportivo de Santo António Nordestinho e a Escola Básica e Secundária do Nordeste é demonstrativa de que as boas relações entre as diferentes instituições do concelho promovem, sem qualquer dúvida, uma sociedade mais saudável”, referiu Carlos Mendonça no encerramento do encontro.
A VII GP Liberty voltou a estar no Nordeste para o arranque do segundo dia de prova, no domingo pela manhã, 15 de maio, na Vila do Nordeste.
A câmara municipal acolheu a prova, disponibilizando o apoio logístico solicitado pela Associação de Atletismo dos Açores, em retorno da divulgação que o evento faz do concelho do Nordeste, tanto para os 100 atletas que participam na prova, oriundos dos Açores, da Madeira e do continente português, como nos órgãos de comunicação social.
O segundo dia de prova, com início na Vila do Nordeste, teve como percurso toda a costa norte, poente e sul, até Ponta Delgada.
Priolo Cup regressa em junho e com mais equipas inscritas
Apresentação oficial da prova realizada ontem no Centro de Divulgação Florestal
A Câmara Municipal do Nordeste e os parceiros envolvidos apresentaram esta manhã a segunda edição do Priolo Cup, o torneio de futebol infantil sub-11 que se realiza no Nordeste e que foi lançado em 2015 pela autarquia deste concelho.
O sucesso alcançado com a primeira edição do torneio, no ano passado, justifica a realização de uma segunda edição, começou por dizer o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, na apresentação oficial da prova, que este ano se estenderá a equipas de outras ilhas e mesmo ao continente português, voltando a contar com a equipa de São Vicente da ilha da Madeira, concelho irmão do Nordeste.
Carlos Mendonça referiu o reforço competitivo que vem trazer ao Priolo Cup a presença de outras equipas dos Açores e de Portugal continental no Priolo Cup, ao proporcionar a partilha de conhecimentos desportivos com os atletas da ilha de São Miguel e em especial com os atletas do concelho do Nordeste, sendo eles os anfitriões do torneio, o União Desportiva do Nordeste.
A segunda edição do Priolo Cup, a ter lugar entre 17 e 19 de junho, será apadrinhada pelo internacional do futebol João Pereira, jogador do Sporting Clube de Portugal, tendo o município do Nordeste agradecido publicamente a colaboração do Sporting Clube de Portugal com a deslocação do atleta ao torneio, assim como do treinador que integrará o painel de convidados do colóquio organizado pela Priolo Cup.
O concelho de São Vicente, da ilha da Madeira, tem uma participação e uma relação especial com o torneio de futebol infantil realizado no Nordeste, no qual participa a Associação Desportiva e Cultural de São Vicente, pelo intercâmbio frutífero que tem sido mantido entre os dois municípios na área do desporto desde que a equipa da União Desportiva do Nordeste e o município foram convidados a integrar o São Vicente Cup organizado anualmente naquele concelho.
Da ilha da Madeira, o Priolo Cup conta este ano com mais uma participação, concretamente da Associação Criamar, sendo a primeira vez que a equipa se desloca aos Açores para competição.
O presidente da Câmara do Nordeste reforçou a importância do União Desportiva do Nordeste na concretização da Priolo Cup, tendo o clube aceitado novamente o repto lançado pelo município em benefício dos atletas locais.
Como promotora do evento, a Câmara do Nordeste salientou o contributo dos parceiros e dos patrocinadores que amparam o torneio infantil, cujo número de participantes aumentou neste ano, não só de patrocinadores como de instituições da comunidade, como é o caso dos Bombeiros Voluntários e da Associação dos Veteranos de Nordeste.
A empresa Dupla DP Açores, empresa instalada na Incubadora de Empresas do Nordeste, esteve também na primeira edição da Priolo Cup e volta a associar-se à edição deste ano.
Na apresentação oficial do torneio, o autarca do Nordeste congratulou-se com a criação recente do Conselho Desportivo do Nordeste, aprovado na última reunião da Assembleia Municipal, como um instrumento promotor de eventos desportivos que fazem a diferença no concelho do Nordeste, como é o caso do torneio Priolo Cup.
Carlos Mendonça referiu-se também ao apoio que o município tem recebido das instituições locais para que seja possível a concretização de várias iniciativas levadas a cabo na área do desporto, sendo de salientar a colaboração do Governo Regional dos Açores, que tem mostrado grande abertura para com os desafios lançados pelo município do Nordeste.
A Priolo Cup tem sido uma das iniciativas desenvolvidas no concelho do Nordeste que contam com o apoio do Governo dos Açores, estando presente na apresentação da segunda edição do torneio o diretor regional do Desporto, em representação do presidente do Governo Regional, assim como a Associação de Futebol de Ponta Delgada, também parceira do torneio, a presidente da Assembleia Municipal do Nordeste e diretora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, e os restantes parceiros Dupla DP, Associação dos Veteranos do Nordeste e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Nordeste.
A Direção Regional dos Recursos Florestais, através do Serviço Florestal do Nordeste, apadrinhou a apresentação da Priolo Cup, disponibilizando o Centro de Divulgação Florestal do Nordeste para a apresentação oficial da prova, a qual, como o próprio nome indica, promove uma das aves da floresta do Nordeste, o Priolo, espécie endémica circunscrita às zonas montanhosas deste concelho.
Câmara do Nordeste e IROA em encontro de futebol amigável
A Câmara do Nordeste e a Nordeste Ativo promoveram um encontro de futebol com o IROA (Instituto Regional de Ordenamento Agrário), juntando os responsáveis e os colaboradores das três entidades, entre estes, o presidente do conselho de administração do IROA, Ricardo Silva, e o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça.
O encontro amigável, que aconteceu no passado fim-de-semana no pavilhão da Escola Básica e Secundária do Nordeste, foi uma iniciativa da Câmara do Nordeste, como forma de retribuir e reforçar o bom entendimento que tem existido entre o município e o IROA, com contributos significativos para a melhoria das condições da lavoura e da agricultura do concelho.
Por outro lado, referiu o presidente da Câmara do Nordeste, este género de iniciativas, na área do desporto, tem por objetivo promover a prática desportiva e a criação de hábitos de vida saudáveis por parte da população local, possíveis, também, através deste tipo de intercâmbios com entidades externas ao concelho que mantêm colaboração com o município.
O gabinete do desporto do município do Nordeste tem programadas aulas de zumba fitness para as quartas-feiras, a arrancar no mês de maio, em Santo António do Nordestinho.
A segunda aula de zumba fitness, realizou-se ontem, na freguesia de Santo António, mantendo a adesão verificada na primeira sessão, também promovida pelo gabinete do desporto com o objetivo de diversificar a oferta de modalidades desportivas no concelho.
Teve início ontem o I Torneio de Voleibol Inter-freguesias 4×4, misto, no concelho do Nordeste, com a participação de 4 equipas e um total de 42 atletas.
O torneio é organizado pela Câmara Municipal do Nordeste, através do gabinete do desporto, e prolonga-se até ao mês de julho, coincidindo a final com as Festas do Nordeste.
O primeiro encontro realizou-se no Pavilhão Desportivo da Achada, onde se manterá até ao mês de maio, passando posteriormente para os polidesportivos exteriores do concelho.
No concelho do Nordeste já se realiza o torneio inter-freguesias de futsal, vindo o torneio de voleibol oferecer outra modalidade desportiva aos nordestenses, assim como promover a participação feminina no desporto.
Esta é mais uma iniciativa para promover o desporto no Nordeste e a promoção de hábitos de vida saudáveis, que se junta ao projeto de escolinhas de voleibol, participado por 100 crianças ao longo do ano, e às maratonas de voleibol, que atrai participantes do Nordeste e fora.
Perto de uma centena de pessoas participou na aula de Zumba Fitness levada a cabo pelo Gabinete do Desporto da Câmara do Nordeste, ontem, ao serão, na freguesia da Lomba da Fazenda.
O município apostou na divulgação de mais uma iniciativa no âmbito da atividade física, possível de pôr em prática no concelho do Nordeste, tendo a adesão verificada mostrado que a modalidade tem potencial para crescer localmente.
Esta e outras iniciativas do município pretendem criar uma dinâmica no concelho no que respeita à atividade desportiva, promovendo a atividade física continuada e a adoção de hábitos de vida saudáveis, que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos nordestenses.
A instrutora de Zumba Fitness, Andreia Fernandes, é também responsável pelo Gabinete de Desporto e Hábitos de Vida Saudáveis do município do Nordeste.
Escolinhas de Voleibol juntam 75 crianças em torneio
Um total de 75 crianças, vindas de todas as escolas do 1º ciclo do concelho, esteve no passado sábado no pavilhão da secundária do Nordeste para o 1º Encontro de Escolinhas de Voleibol. Estiveram em prova 5 núcleos, designadamente os Caldeirões- Achada, Picos da Vara-Algarvia, Priolinhos- Fazenda e os Farolinhos e Arquinhos da Vila do Nordeste.
As Escolinhas de Voleibol foram criadas pela Câmara do Nordeste e o Clube Desportivo de Santo António Nordestinho em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste, no âmbito do projeto Prosucesso, com a finalidade de desenvolver o gosto e o hábito da prática desportiva regular, e ao mesmo tempo permitir o contato com uma modalidade diferente daquelas que existem no concelho.
O primeiro encontro de núcleos, realizado no passado sábado, pretendeu envolver os 5 núcleos numa competição saudável, ao mesmo tempo que era promovido o desporto e a socialização entre as crianças.
Para Carlos Mendonça, presente no torneio, as escolinhas do desporto são uma forma de aproximar a escola e os seus alunos do primeiro ciclo à prática do desporto, envolvendo outras modalidades que ainda não existiam no concelho neste escalão. “Poder promover este tipo de atividade desportiva, de forma continuada, envolvendo a comunidade escolar, parece-me que é uma aposta ganha, atendendo ao número de atletas inscritos nesta modalidade, próximo de uma centena, no primeiro ano de atividade”, salientou o autarca.
Carlos Mendonça felicitou ainda o gabinete de desporto, por, juntamente com o Cube Desportivo de Santo António Nordestinho, levar avante este projeto em prol de uma comunidade mais saudável.