Nordeste no Colóquio São Vicente Cup
Para acompanhar os atletas do Clube União Desportiva do Nordeste, que participaram no São Vicente Cup, foi convidado, pela comissão organizadora do São Vicente Cup, o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, para representar o município e participar no colóquio realizado no âmbito daquele evento.
Para acompanhar os atletas do Clube União Desportiva do Nordeste, que participaram no São Vicente Cup, foi convidado, pela comissão organizadora do São Vicente Cup, o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, para representar o município e participar no colóquio realizado no âmbito daquele evento.
Carlos Mendonça, na sua intervenção, elogiou a realização do evento e a importância de iniciativas do género para a promoção do desporto e da atividade física como combate ao sedentarismo e às sequelas físicas, psíquicas e sociais que advêm do mesmo.
Salientou também a necessidade de a prática ativa do desporto passar a ser vista como forma de educar as crianças e os jovens a partir da disciplina e das regras que implica, e como meio de expressão das crianças e jovens.
Carlos Mendonça sublinhou “a necessidade urgente de promoção de uma rede, ainda maior, entre clubes desportivos, associações, Governo Regional dos Açores e o poder local, por forma a combater a obesidade infantil, devida, em grande parte, à pouca atividade física e a hábitos de vida pouco saudáveis, pois, em Portugal, nos Açores e no concelho do Nordeste, respetivamente, 51,1%, 56% e 30% da população tem excesso de peso ou é obesa”, disse.
Para combater estes números, Carlos Mendonça é da opinião de que é necessário uma mudança urgente nos hábitos de vida das populações, devendo esta mudança ser transversal a todos os programas do Governo Regional, continuada no tempo e onde a promoção da motivação seja contante e/ou crescente, acrescentou.
Carlos Mendonça, na sua intervenção, elogiou a realização do evento e a importância de iniciativas do género para a promoção do desporto e da atividade física como combate ao sedentarismo e às sequelas físicas, psíquicas e sociais que advêm do mesmo.
Salientou ainda a necessidade de a prática ativa do desporto passar a ser vista como forma de educar as crianças e os jovens a partir da disciplina e das regras que implica, e como meio de expressão das crianças e jovens.
Carlos Mendonça sublinhou “a necessidade urgente de promoção de uma rede, ainda maior, entre clubes desportivos, associações, Governo Regional dos Açores e o poder local, por forma a combater a obesidade infantil, devida, em grande parte, à pouca atividade física e a hábitos de vida pouco saudáveis, pois, em Portugal, nos Açores e no concelho do Nordeste, respetivamente, 51,1%, 56% e 30% da população tem excesso de peso ou é obesa”, disse.
Para combater estes números, Carlos Mendonça é da opinião de que é necessário uma mudança urgente nos hábitos de vida das populações, devendo esta mudança ser transversal a todos os programas do Governo Regional, continuada no tempo e onde a promoção da motivação seja contante e/ou crescente, acrescentou.